5 dicas de decoração geek para a área de lazer da sua casa

área de lazer

Um dos espaços mais queridos da casa, a área de lazer costuma ser um ambiente onde a maioria das pessoas passa um bom tempo.

Em alguns imóveis, a área de lazer é uma parte importante do espaço de convívio social, onde são realizadas reuniões com amigos e familiares, bem como onde é tirado um tempo de descanso e relaxamento.

Contratar uma empresa de construção e reforma é um excelente passo para começar a estruturar seu ambiente de lazer, mas nem sempre esse tipo de serviço se encaixa em seu orçamento.

Por isso, é importante pensar em todas as alternativas antes de se decidir. 

As diferentes opções de lazer em uma área externa

As áreas de lazer costumam ficar em áreas externas da casa, que podem ser cobertas ou não. 

Por isso, é importante definir a utilização de cada espaço da área antes de começar a se preocupar com a decoração.

Primeiramente, identifique os elementos necessários para sua área de lazer. Pode ser preciso um toldo ou outra forma de cobrir o ambiente de eventos climáticos, ou então organizar o local para atender as expectativas.

Se o espaço permitir, o sonho de consumo de muitas pessoas é instalar em suas áreas de lazer uma piscina. Entretanto, para não ter problemas no futuro, é importante criar um projeto arquitetônico para a instalação, junto de um profissional habilitado.

O tamanho da área de lazer não é um impeditivo para criar um ambiente agradável e interessante, uma vez que com um bom planejamento é possível usar todo o espaço do ambiente com qualidade.

Fazer uma pintura de fachadas já é um passo importante para a decoração de sua casa. Como normalmente a área de lazer é um ambiente externo, a fachada acaba sendo um detalhe a se pensar na decoração como um todo.

Para isso, é interessante investir em alguns elementos como paisagismo e soluções de marcenaria. São opções simples que podem dar um destaque adequado à área de lazer.

Muitas pessoas optam por transformar a área em um ambiente de alimentação, com a instalação de churrasqueiras e áreas gourmet.

É um costume brasileiro aliar a descontração e o descanso a esse formato de cozimento, e uma boa churrasqueira pode fazer uma grande diferença estética no local. 

Existem diversos tipos de churrasqueira, então é bom avaliar como seu espaço lidará com a fumaça, principalmente, para escolher o tipo adequado.

Os tons e cores que compõem a decoração de uma área de lazer também são muito importantes. Isso porque toda a estrutura é pensada com uma finalidade, e as cores ajudam a definir as sensações que o local passa para quem está ali.

A utilização de cores quentes em união com tons mais neutros passa um sentimento de aconchego e pode ser perfeita para o ano inteiro.

Se a área de lazer for externa e não tiver uma cobertura, é interessante pensar no processo de impermeabilização para evitar danos causados por chuvas e outras variações climáticas.

Um portão de madeira para garagem pode ser um excelente ponto de início para começar a criar sua decoração. Por áreas de lazer ficarem em áreas externas, é comum que o acesso à garagem faça parte do espaço utilizado.

Móveis também têm um peso grande na decoração de sua área de lazer. Por ser um ambiente que tem grande rotatividade, é importante que os móveis não ocupem espaços que dificultem a movimentação.

Além disso, é importante que haja espaço para todas as pessoas na área de convivência ficarem confortáveis. Investir em banquinhos e puffs pode ser uma excelente opção.

Mesas de centro e pequenos apoios podem auxiliar para as pessoas encostarem copos ou pratos de comida, evitando riscos de queda desses objetos.

Contratar uma empresa de paisagismo pode ajudar a conseguir os resultados que você deseja na decoração.

Para ter um norte a seguir, o ideal é identificar gostos e hobbies que você possua para criar um estilo único na decoração de seu ambiente.

A utilização do estilo geek nestes espaços

Uma das tendências que mais tem crescido nos últimos anos, o estilo geek parece ter chegado para ficar. 

As inspirações na cultura pop fazem a cabeça da maioria das pessoas hoje em dia, utilizando referências como:

  • Filmes;
  • Livros;
  • Quadrinhos;
  • Games.

Esse conceito tem chegado firme nas lojas de departamento, criando todo um movimento de vestuário, lazer, hobbies e, claro, decoração.

Um kit led para piscina pode deixar o ambiente muito mais divertido se aliado com as cores utilizadas na decoração geek.

Programas de TV, filmes e avanços tecnológicos têm feito o estilo se manter como um dos mais procurados pelo público, criando as mais variadas ideias para um ambiente nerd.

A variedade de conteúdo pode deixar uma pessoa perdida de começo, então é ideal identificar quais elementos são de maior agrado de quem for criar uma decoração para começar a procurar peças.

Uma decoração baseada em filmes de ficção científica pode ser completamente diferente de uma focada em fantasia medieval. Ambientes de jogos podem destoar completamente de uma sala temática de leitura de quadrinhos e livros, entre outras opções.

Se você tem crianças em casa, pode aliar a decoração geek a brinquedos para playground para criar um ambiente super diferenciado.

Hoje em dia, o mercado tem uma infinidade de opções de objetos decorativos temáticos, permitindo que você consiga com um preço acessível vários elementos para montar sua decoração.

As pessoas estão cada vez mais ligadas com seus gostos pessoais e as tendências que se apresentam. Por isso, busque opções de decoração que transformem o ambiente em algo que remeta a seus gostos.

Por conta da variedade de opções, é comum que você queira diversos itens geeks para compor sua decoração. É preciso lembrar, entretanto, que a máxima do “menos é mais” permanece.

É preciso escolher com sabedoria as peças decorativas, para criar um ambiente bonito dentro da temática escolhida. 

Muitos dos temas geek já são repletos de cores e energia, então evite deixar o ambiente com uma sensação claustrofóbica, colocando objetos demais dentro da área.

Uma churrasqueira pré moldada pode ser decorada com objetos de cozinha geek para dar mais personalidade ao ambiente, por exemplo.

Dicas de decoração com estilo geek

O mais importante na hora de fazer uma decoração geek na sua área de lazer é lembrar que deve ser divertido e imprimir seus gostos pessoais. 

É importante identificar que a decoração de uma área de lazer deve ser leve e descontraída, assim como o ambiente em si.

1.    Paredes

Mudar uma parede pode transformar completamente um ambiente. Uma simples variação de cores, que torne a parede um referencial de um personagem emblemático da cultura geek pode valorizar toda a área.

Além disso, você tem a possibilidade de encontrar uma série de papéis de parede com temas de jogos, quadrinhos e filmes, permitindo deixar sua imaginação fluir.

Nesses casos, é importante identificar que a parede que receberá o papel não seja atingida diretamente por qualquer alteração climática, caso sua área de lazer não possua cobertura ou proteção.

2.    Prateleiras

As prateleiras são um excelente método de expor objetos decorativos, além de terem utilidade para guardar ferramentas e outros utensílios de uso da área de lazer.

Hoje em dia, existem diversas prateleiras estilizadas com temáticas geeks, representando grandes franquias da cultura pop ou elementos comuns entre os fãs do gênero.

Além das próprias prateleiras, você pode investir em livros, action figures, pelúcias e outros itens com o tema proposto para a decoração, criando um ambiente único.

3.    Escadas

Se sua área de lazer possuir acesso a um andar superior, decorar a escada pode ser uma excelente oportunidade de acrescentar detalhes geeks à decoração.

Uma boa opção é utilizar adesivos decorativos com frases icônicas de seus filmes favoritos ou imagens de personagens queridos, transformando uma escada comum em um objeto decorativo super diferente e bonito.

4.    Quadros

Um dos principais aliados da decoração geek são os quadros. É possível adquirir essas peças em uma infinidade de motivos, tamanhos e materiais, certamente, combinando no conceito de decoração que você está tentando criar.

Os quadros também são bem versáteis, e podem ser encaixados em qualquer ponto da decoração, criando um ambiente estiloso sem ocupar muito espaço.

Algumas empresas fazem impressões por encomenda, então basta encontrar artes interessantes com a temática de sua escolha e criar peças exclusivas de decoração para sua área de lazer.

5.    Acessórios

Alguns objetos do dia a dia já são vendidos com temáticas geek, como porta copos, potes, bandejas de petiscos, copos estilizados, entre outras opções.

Com isso, você consegue unir a utilidade dos objetos com a decoração desejada, fazendo todo o ambiente funcionar uniformemente.

Almofadas personalizadas e objetos decorativos que compõem o ambiente de conforto e descontração ganham mais força quando aliados ao estilo decorativo que você escolheu para um ambiente em particular.

Independentemente de qual vertente você opte por criar sua decoração geek, as opções serão inúmeras e logo você terá uma área de lazer do seu jeitinho, pronta para receber seus amigos e familiares. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.