5 dicas para planejar uma festa infantil com uma temática geek

festa infantil

Organizar uma festa infantil com temática geek pode ser mais fácil do que você imagina, caso siga as principais dicas que toda empresa de eventos faz questão de usar como base em suas produções.

Basta um pouco de planejamento, verificação de itens e criatividade para transformar a experiência de crianças aniversariantes em momentos especiais de suas vidas! Para te ajudar nessa missão, confira alguns passos importantes na montagem de uma festa geek.

A organização de festas infantis

Em quase todas as famílias, festas infantis são consideradas obrigatórias, sendo oportunidades não apenas para a celebração e diversão de crianças, mas também a oportunidade de reunião de familiares e amigos.

Por isso, sempre que possível, esses eventos são planejados por pais ou empresas do ramo com bastante antecedência, já que são muitas as questões que devem ser pontuadas, indo desde compra de boneco inflável personalizado até vagas de estacionamento para convidados.

As preocupações são muitas, ainda mais porque uma grande quantidade de pessoas poderá comparecer, já que as crianças aniversariantes, pelo menos as mais velhas, possuem amigos e colegas de escola, que vão acompanhados dos responsáveis.

Dessa forma, é preciso concentrar em um único local de festa opções para toda a família, adultos, possíveis adolescentes que acompanhem a festividade e, principalmente, as crianças convidadas, que usufruirão de brinquedos, brindes e apresentações.

Por exemplo, é preciso se preocupar até mesmo com a cenografia para eventos, já que um ambiente infantil demais pode não dar espaço para que adultos relaxem, e já um local adulto demais pode fazer com que a festa infantil desapareça.

De longe não parecem preocupações válidas, mas cada detalhe em uma festa infantil deve ser bem pensado justamente porque esses acontecimentos se tornam lembranças agradáveis, que entram na história daquela criança e de sua família.

E por se tratarem de eventos únicos, quase sempre as festas de crianças são temáticas, algo que marca cada ano de crescimento infantil, aos poucos incorporando a personalidade dos aniversariantes, bem como suas preferências de desenhos ou brincadeiras.

Por isso, um dos principais fatores, antes mesmo do planejamento ser montado, é a escolha da temática da festa, que guiará a decisão de praticamente todos os itens, incluindo, em alguns casos, o orçamento pensado.

Aposte em uma temática geek

Uma temática de festa infantil que vem sendo cada vez mais utilizada por meninos e meninas ao longo dos últimos anos é a geek, que incorpora  personagens de quadrinhos, filmes, desenhos, jogos e outras questões relacionadas ao mundo nerd.

Na verdade, geek é uma forma mais aprofundada de ser nerd, que é uma denominação para pessoas que gostam desse universo de fantasia, quase sempre correspondente às principais formas de interação contemporânea, como celulares, computadores e jogos.

Com a popularidade, principalmente dos quadrinhos, a indústria do entretenimento tem investido em participações cada vez mais ativas de itens nerds, o que fortaleceu o gosto de crianças.

Dessa forma, essa temática vem trazendo cada vez mais conectividade com objetos que, dentro de um ambiente, trazem o significado de algum objeto da cultura nerd, como squeezes personalizados de um super-herói conhecido.

E por estarem sempre ao acesso fácil de crianças no mercado e no entretenimento dentro e fora de casa, ícones da temática geek passaram a ser transformados em partes do dia a dia infantil, como em decorações de quarto, mochilas e materiais escolares.

As festas infantis foram também ótimas formas de representar esses personagens, trazendo uma novidade tanto para empresas que trabalham nesse setor quanto para os pais de crianças, que tiveram que compreender melhor sobre todos esses personagens.

E por conta da facilidade que se tem, hoje em dia, em encontrar itens da cultura geek, ficou ainda mais fácil produzir eventos infantis com esses elementos, proporcionando experiências para crianças e até mesmo para os adultos que são fãs desse universo.

Hoje podemos encontrar os seguintes itens de festa com esse tema:

Mas para a concretização de uma festividade sem muitos problemas ou desafios, que podem acabar atrapalhando o processo ou até mesmo fazendo com que a festa não fique da maneira como se imaginava, é preciso seguir um planejamento certo.

Passo a passo para uma festa geek

Organizar uma festa infantil com qualquer temática, em especial a geek, não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, pode ser uma forma divertida de fazer um evento tão especial para crianças e parentes, caso algumas questões sejam seguidas. Sendo elas:

1. Orçamento

Antes de começar a sair comprando itens para a festa do seu filho, ou em caso de clientes, é preciso planejar o quanto você poderá gastar. É preciso saber, de antemão, que os preços de itens de festas devem ser sempre pesquisados, para ter o melhor custo-benefício.

Comece pautando em um papel ou em uma planilha online qual é a possibilidade financeira em relação à festa, levando em conta que ao longo do ano você terá outras contas para pagar, e que embora a festividade seja importante, sua vida financeira vem em primeiro lugar.

A partir do entendimento daquilo que poderá ou não ser gasto, bem como possíveis parcelamentos, utilizações de dinheiro extra, auxílio de terceiros e outros, você chegará no valor que poderá gastar com tudo aquilo que precisa comprar.

2. Planejamento

Depois de traçar o orçamento, é hora de colocar no papel quais são os itens essenciais do aniversário, se possível dando prioridade para os itens que são importantes em uma festa de aniversário infantil, como um bolo, balões, brincadeiras, comidas e bebidas.

Em seguida, entre em itens que são específicos de um aniversário temático geek, como estampa em camisa de algodão com desenho de personagens de jogos, que poderão servir como brindes tanto para crianças como para os adultos da festa. 

Inclusive, os brindes e outros elementos que vão compor a festa devem ser pensados também, já que servirão para trazer a realidade geek para a experiência dos convidados, além de satisfazer o aniversariante.

E por serem preocupações que demandam um determinado tempo para serem ornamentadas ou produzidas por empresas do ramo, por exemplo, grafica impressao de cardapio, é interessante que tenham a sinalização de prioridade de execução.

3. Data e local

A primeira concretização de uma festa que irá acontecer é ter a certeza de onde será a festividade, tendo em mente que salões de festas ou casas de eventos trabalham com datas marcadas, e provavelmente são espaços concorridos.

Dessa forma, é interessante que esse seja o primeiro quesito a ser resolvido, ainda que a conclusão não indique um local que era favorito. O importante em uma festa é sempre a experiência e os elementos que fazem parte dela, e nem tanto o local.

Depois, com o lugar certo e a data, é preciso pensar sobre cada detalhe que diz respeito ao tempo, clima e disposição dos dias, algo que pode influenciar no orçamento, por isso, requer cuidado e atenção máxima de quem estiver na organização.

4. Preparação

Com todos os detalhes acertados, é hora da preparação, que nada mais é do que o momento da compra de tudo o que estava nas listas organizadas, encomenda de comidas e bebidas, aluguel de fantasias e brinquedos, dentre outras questões já acertadas.

Esse é o momento de correr atrás de peças como adesivos de parede personalizados, cartazes, adesivos para brindes e lembrancinhas e outros itens do tipo. Além disso, não esqueça de contratar, caso necessário, serviços de fotógrafos ou cuidadores de crianças.

Caso precise de ajuda para resolver algumas questões, seja em organização ou busca de elementos e materiais da festa, é interessante contratar pessoas ou empresas que trabalham com festas infantis com impressão em madeira ou eventos do gênero.

5. Desenvolvimento

Na parte do desenvolvimento, você colocará tudo o que pensou e organizou em prática, já que esta é a última etapa antes da festa, e quase sempre é executada no dia ou na semana em que o evento ocorrerá, demandando então o máximo de atenção.

Se você seguir todos os passos à risca até esse momento, tudo será mais tranquilo, sendo um momento de organização dos últimos detalhes e verificação de possíveis faltas de itens ou até mesmo de organizar alguns contratempos.

Por fim, não esqueça de se divertir!

Lembre-se que, embora a ornamentação seja a cara da festa, a alma da comemoração é o relacionamento e a experiência dos convidados. 

Não esqueça de fazer com que os aniversariantes se divirtam ao máximo, e lembrem dessa festa como um momento especial em suas vidas, sendo, ainda, uma ótima oportunidade para curtir seus amiguinhos e seus familiares!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.