Aniversário em casa? Conheça algumas dicas para ter uma festa com uma temática geek

aniversário

A pandemia da Covid-19 e as recomendações de isolamento social exigiram que muitas festas, incluindo de aniversário, tivessem que ser planejadas para um número menor de pessoas e, muitas vezes, feitas em casa.

No entanto, isso não significa que o evento deva ser menos divertido. Ao contrário, é possível sim realizar uma festa de aniversário em casa, mantendo as tradições e oferecendo muita diversão aos participantes.

Inclusive, algumas pessoas reinventaram muitos eventos, fazendo a transmissão de festas online e enviando mimos da ocasião à distância.

Essas iniciativas podem ser vistas em agência de eventos stands, que reestruturaram muitas feiras, palestras e encontros. Dessa forma, dá para aproveitar várias ações para uma festa de aniversário em casa.

Pensando nisso, conheça algumas dicas para ter uma festa com temática geek e planejar o seu aniversário em casa. Acompanhe a leitura!

1 – Escolha a temática

Antes de iniciar o planejamento, é preciso escolher a temática. Afinal de contas, é a partir disso que podemos guiar a escolha de toda a decoração, brindes, enfeites, entre outros.

A vantagem é que a temática geek é extremamente ampla, indo desde super-heróis, passando por videogames, até mesmo o uso de componentes eletrônicos, como computadores e outras tecnologias.

Pergunte ao aniversariante qual tema ele(a) mais se identifica dentro do mundo geek. Depois, é importante fazer uma pesquisa ampla sobre o assunto, para ter insights sobre a decoração do ambiente.

2 – Leve em conta a segurança dos convidados

Mesmo que o seu aniversário seja feito em casa, com poucos convidados, é importante adotar medidas de segurança em tempos de pandemia. 

Sendo assim, estabeleça um limite máximo de pessoas na festa, cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre as ações de segurança prioritárias, destacam-se:

  • Realizar em um espaço que permita o distanciamento;
  • Orientar os convidados sobre o uso de máscaras;
  • Disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos;
  • Fazer uma festa com tempo reduzido.

Além do mais, é importante ter cuidado com a manipulação de alimentos e bebidas. Caso decida contratar profissionais, verifique se todos estão com uniformes personalizados para eventos, incluindo o uso de máscaras, luvas e mantendo a higienização correta.

Com essas medidas, é possível curtir a sua festa de aniversário em casa com mais tranquilidade, mantendo os convidados seguros, sem perder o entretenimento.

3 – Escolha os enfeites para a festa

Em uma festa de aniversário em casa, é preciso escolher uma decoração mais reduzida, adequada para o espaço do evento (varanda, quintal ou até mesmo a sala).

Sendo assim, uma dica é apostar nos adesivos de parede personalizados, que são fáceis de colar e contribuem com a decoração do ambiente. Além disso, após a festa, eles são facilmente retirados, sem comprometer o revestimento das paredes.

Além dos enfeites cenográficos, a decoração também envolve o bolo da festa. Com a diversidade da temática geek, é possível ter um bolo diferenciado e muito apetitoso.

Ainda no quesito decoração, você pode entrar em contato com uma empresa de totem para confeccionar algo personalizado para a sua festa de aniversário em casa, como um totem de álcool em gel para os convidados, personalizado com super-heróis (se for a temática).

As possibilidades de decoração são inúmeras! Por esse motivo, vale a pena abusar da criatividade para escolher os melhores arranjos para todo ambiente e, é claro, para a mesa do bolo.

4 – Envie convites personalizados

Hoje em dia, os convites impressos cederam lugar para os convites online. A vantagem é que você pode personalizá-los de diferentes formas e enviá-los através de e-mails, redes sociais ou whatsapp.

No entanto, mesmo que os convites sejam compartilhados online, eles devem ser enviados com alguns dias de antecedência. Dessa forma, os convidados podem se preparar antecipadamente e confirmar a presença aos organizadores.

Aliás, a confirmação é muito importante, principalmente por conta da pandemia. Isso porque os organizadores podem adotar as medidas de segurança necessárias, em especial de distanciamento, diante da quantidade de convidados.

5 – Escolha lembrancinhas criativas

Outro elemento que pode ser explorado na festa são as lembrancinhas. A temática geek oferece a possibilidade de usar vários tipos de brindes, como canetas, chaveiros, bonequinhos ou squeezes personalizados.

Algumas lembrancinhas podem fazer referência ao universo da fantasia, enquanto outras podem ser mais genéricas. O importante é pensar em um artigo divertido e criativo, para que os convidados se lembrem com carinho da festa.

Já que estamos em um período de pandemia, em que o número de convidados é reduzido, você tem a oportunidade de investir um pouco mais nas lembrancinhas.

Se estiver dentro do seu orçamento financeiro, é possível oferecer algo que seja útil aos convidados, como um power bank personalizado.

Além disso, por estarmos vivendo um período atípico, dá para aproveitar o momento e oferecer lembrancinhas úteis, como máscaras e frascos de álcool em gel com a temática da festa de aniversário.

6 – Faça com que os convidados entrem no clima da festa

É importante que os convidados se sintam parte daquela festa. Uma dica é propor que eles venham fantasiados da temática, ou até mesmo usem máscaras personalizadas. Aproveite que você só chamará as pessoas mais próximas.

Outra dica é contratar empresas de camisetas personalizadas, por exemplo, para confeccionar um vestuário para cada convidado. Isso deixará a sua festa muito mais divertida!

7 – Faça uma transmissão ao vivo para outras pessoas

Já que não é possível fazer uma grande festa de aniversário durante a pandemia, uma dica é investir em uma transmissão ao vivo com outros convidados, para que você possa curtir com mais amigos, mesmo à distância.

Aliás, dá para contratar alguém para enviar mimos, salgadinhos e doces para os seus convidados que não puderam comparecer ao vivo. Até mesmo entregar lembrancinhas, como uma bolsa térmica personalizada.

Hoje em dia, há vários canais que permitem a transmissão ao vivo. Assim, você tem a oportunidade de curtir com outras pessoas, mesmo em casa.

8 – Invista na quantidade correta de comidas e bebidas

Mesmo para um aniversário em casa, com poucos convidados, as comidas e as bebidas não podem faltar. Isso é uma regra básica para qualquer evento, por isso, antes pecar pelo excesso do que pela falta.

A quantidade depende diretamente do número de convidados confirmados, porém sempre encomende um pouco a mais, para evitar quaisquer problemas.

Além disso, é importante escolher comidas e bebidas que satisfaçam os seus convidados, mas que estejam de acordo com as preferências do aniversariante.

Lembre-se de tomar os devidos cuidados com a manipulação dos alimentos, para evitar quaisquer riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Caso os convidados se sintam mais confortáveis, deixe-os levar seus próprios copos de bebida e talheres. Mas deixe esses utensílios sempre limpos e devidamente cobertos.

9 – Prepare brincadeiras geek

Uma das grandes vantagens das festas em casa, é que você tem a oportunidade de propor brincadeiras com todos os convidados – ainda mais quando se trata de um evento geek.

O mundo da fantasia é famoso pela grande quantidade de jogos, incluindo os videogames e as cartas. Desse modo, é possível planejar um evento com um campeonato de jogos.

Para as crianças, por exemplo, é possível propor algumas brincadeiras dinâmicas. Enquanto isso, os adultos podem jogar cartas, como o baralho ou uno.

Sem contar os jogos de tabuleiro, que são uma atração tanto para jovens quanto para adultos, com a possibilidade de integrar todos os convidados.

Para quem está fazendo transmissões online, também dá para abrir salas de jogos virtuais, em que todos podem se divertir e jogar, com o auxílio dos notebooks e smartphones.

A intenção é realmente fazer algo divertido para passar o tempo. Afinal de contas, os aniversários em casa podem ser muito mais intimistas e engraçados, pois temos a oportunidade de dar atenção a todos os convidados.

Conclusão

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou inúmeras dinâmicas sociais, influenciando diretamente o setor de eventos. Mesmo com o gradativo relaxamento do distanciamento, ainda é preciso manter os cuidados para evitar a transmissão.

Mas isso não quer dizer que devemos deixar de comemorar as ocasiões especiais, como é o caso dos aniversários.

O artigo de hoje trouxe algumas possibilidades de comemoração de aniversário em casa, com foco na temática geek (que se tornou a preferida entre crianças, jovens e até mesmo adultos). Desse modo, é possível manter a segurança, com diversão.

Afinal de contas, a temática geek abre um leque de possibilidades de decoração e, além disso, dá a oportunidade de planejar vários jogos com os convidados – até mesmo, durante uma transmissão virtual da sua festa de aniversário.

Ou seja, o aniversário em casa é uma ótima forma de comemorar, continuar seguro e socializar com seus entes queridos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.