Como decorar um cômodo infantil com temática geek?

cômodo infantil

Sempre que se pensa em decorar um cômodo infantil, surge a dúvida sobre qual o melhor tema para que seja bem aproveitado por anos. Escolher uma temática moderna e com elementos que podem ser modificados conforme a idade, faz toda diferença. 

Hoje em dia, a temática geek tem sido preferência entre crianças maiores e jovens adolescentes, mas a preferência não fica restrita a eles. Com o aumento da popularidade até entre os pais, já é comum ver quartos de bebês com temas de ficção científica. 

O segredo é criar ambientes que não fiquem caricatos mas, sim, demonstram o gosto do dono e sua ligação com o universo de quadrinhos, super-heróis e jornadas por outros planetas. 

Com as nossas dicas, decorar um quarto infantil com essa temática será mais simples do que nunca e você não precisará “usar a Força” para garantir que o resultado seja encantador para você e seu filho. 

Planejando as mudanças 

Antes de mais nada, é importante pensar nas necessidades do morador do cômodo, para ter certeza de que tudo estará de acordo e adaptado ao que a criança precisa para estudar, brincar e descansar em seu quarto. 

É necessário que uma mesa seja colocada? Se seu filho estuda no quarto, é essencial planejar um canto adequado, com boa iluminação e cadeira confortável. Se receber amigos, pensar em incluir pufes e um tapete macio pode ser uma boa ideia. 

Montando o orçamento

Quando pensar em realizar uma decoração geek, há um cuidado importante que deve ser tomado. Para além das reformas e dos móveis maiores, criar uma decoração com muitos elementos pode sair mais caro. 

Por isso, é interessante escolher com muito cuidado quais as peças que farão a composição da decoração, uma vez que peças originais e com certificado podem custar mais caro e fazer o orçamento pesar um pouco. 

A ideia é mesclar entre elementos originais e valiosos e outros mais simples, que apenas contenham a ilustração dos personagens que sejam do agrado do dono do cômodo infantil. Por isso, separe uma boa parte para poder acrescentar esse tipo de peça. 

Depois de entender bem que mudanças precisam ser realizadas, pesquise para encontrar as melhores empresas, que combinem bom custo-benefício e que possam oferecer o melhor, sem que haja um preço muito elevado. 

Se a ideia é optar por portas acústicas, que tornem o ambiente mais aconchegante e a prova de sons externos, é importante que haja muita pesquisa com as diversas empresas que oferecem o serviço. 

Com o orçamento em mãos, dividido entre os diversos gastos possíveis e uma pequena reserva para imprevistos, é hora de iniciar sua reforma. 

Reformar exige cuidado

Tendo em mente sobre o que é necessário existir no quarto para atender as necessidades, é hora de pensar em reformas e entender o orçamento disponível. 

Considere uma empresa de pintura para mudar a cor das paredes, pois parte de uma decoração geek é contar com paredes que combinem.

Geralmente, cores escuras como preto e cinza podem ser bons fundos para uma decoração moderna inspirada no universo geek, pois são neutros mas continuam acompanhando a temática proposta. 

Não há problema em paredes claras, se essa é a preferência da família, mas garanta que elementos coloridos com relação com o universo geek estejam presentes, como escudos e pôsteres. A aplicação de cimento queimado também pode ser ideal para a proposta. 

É importante entender quais as mudanças que são pretendidas para se ter uma base de qual será o orçamento necessário. Geralmente, quando falamos em decoração geek, realizar um projeto de iluminação compatível pode ser bem interessante.  

Outro ponto que pode ser analisado é se haverá necessidade de alterar a configuração do cômodo, como derrubando ou acrescentando uma parede. Ainda, é possível realizar estruturas que se comuniquem com a decoração, como placas em acrilico personalizadas. 

É importante que a reforma e a decoração estejam absolutamente integradas e em sintonia, para garantir que os elementos que serão utilizados para decorar estejam de acordo com os espaços presentes no cômodo. 

Móveis diferentes e modernos

Se o quarto já possui móveis novos e que podem ser reaproveitados, a ordem é transformá-los para garantir que tenham conexão com o universo geek. Para isso, a aplicação de laca preta, por exemplo, pode criar o efeito moderno que a decoração pede. 

Além disso, é importante que os móveis tenham espaço suficiente para todos os artigos que serão guardados ali, como livros, estátuas, brinquedos e demais elementos que casem na decoração.

Pode ser necessário realizar algumas adaptações, como criar mais prateleiras, transformar a cama em sofá para que seja mais fácil receber os amigos com almofadas e buscar uma mesa que seja compatível com a idade da criança, bem como possa ser usada por mais tempo. 

Para isso, é importante ter em mente, mais uma vez, tanto as necessidades da criança, quanto o orçamento, lembrando que há muitas opções, para todos os bolsos, que se conectam com a estética geek. 

Hora de decorar

Com um quarto reformado e pintado, é hora de encaixar todos os elementos que foram pensados para a decoração, o que é a parte mais divertida e gostosa, especialmente com a temática geek. 

Caso o dono do cômodo já tenha brinquedos e peças com o tema, é hora de dar um lugar de destaque para cada uma delas no quarto, com o uso de estantes e vitrines próprias para expor as peças e mantê-las em bom estado, protegidas. 

Uma ideia interessante é aproveitar posters que ainda não estejam enquadrados para criar um quadro com moldura personalizado, que se torne o destaque em uma das paredes do quarto. 

Outras boas ideias são:

  • Uso de roupa de cama temática;
  • Escolha de cortinas escuras;
  • Uso de nichos para livros e jogos;
  • Papel de parede;
  • Uso de estampa gráfica em almofadas; 
  • Uma ou duas cores fortes como amarelo. 

É possível, dentro da temática geek, transformar objetos de uso cotidiano em peças decorativas interessantes, como utilizar esculturas de plástico de personagens e objetos como martelos para fazer luminárias. 

A confecção desse tipo de artigo é muito simples. É necessário apenas abrir a peça em um ponto para instalação de lâmpada por dentro, criando algum tipo de base e etiqueta fosforescente também quando for necessário. 

Geralmente, o admirador do universo geek terá muitos livros, revistas em quadrinhos, jogos e filmes, então é primordial que haja espaço para comportar todos esses artigos. Por isso, estantes e armários nunca serão demais. 

Outro ponto é que, hoje em dia, é possível encontrar peças práticas, como caixas organizadoras e “porta-coisas” com estampa geek, que se conecta com o universo e faz com que a decoração fique ainda mais alinhada.

Eletrônicos são legais

Dependendo, logicamente, das possibilidades financeiras para que haja a aquisição, é quase certo que amantes do universo geek também são muito ligados em produtos eletrônicos de última geração. 

Assim, criar espaço nos móveis para abrigar bem os equipamentos pode garantir sua vida útil mais longa e fazer com que o quarto permaneça sempre bonito. Para isso, criar nichos para videogame, um maior para a televisão e para caixas de som é interessante. 

Lembre-se, os eletrônicos costumam ter grande participação neste universo e é importante que sejam integrados à decoração.

Mantendo o cômodo arrumado

Após uma reforma e um esforço feito para realizar a decoração do quarto, é importante que sejam criados hábitos para mantê-lo sempre organizado e com todos os elementos em ordem para que fique bonito. 

Nem sempre, no dia a dia, é possível manter tudo tão organizado quanto gostaríamos, até porque quando começa a haver bagunça, passamos a esquecer o lugar certo das coisas e o hábito de “deixar em qualquer lugar” passa a imperar. 

Por isso, aproveitar a decoração para colocar etiquetas adesivas personalizadas em cada prateleira poderá fazer com que a criança tenha mais facilidade para guardar suas coisas no dia a dia, facilitando o trabalho de deixar o quarto bonito. 

Outro ponto é que, se tratando de um quarto infantil, é sempre bom que os móveis estejam adequados para a altura, fazendo com que a criança alcance tudo que for preciso para seu cotidiano. Para isso, vale providenciar banquetas e cadeiras que possam servir de apoio e escada.

Inauguração do quarto

Quando o quarto finalmente ficar pronto e com a cara que o dono queria, que tal realizar uma festa de inauguração? Não é necessário que seja um evento grande, que dê trabalho, mas chamar dois ou três amigos para uma festa do pijama pode funcionar. 

A ideia é fazer com que esse momento seja ainda especial, coroando o esforço e dedicação para criar um canto que fosse bonito, funcional e a cara da criança que irá habitá-lo, por isso, fazer uma pequena comemoração pode marcar ainda mais essa ocasião. 

Convidar apenas alguns poucos amigos para assistir filmes geek e curtirem no novo cômodo é bem simples. É possível ainda fazer necessaires personalizadas para que os convidados levem como lembrança desse momento especial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.