Como preparar uma festa de aniversário geek

A festa de aniversário é uma excelente maneira de reunir amigos e familiares em prol de uma comemoração. 

Não é à toa que muitas pessoas se empenham bastante na organização desses eventos, especialmente nas idades vistas como “especiais” (1 ano, 15 anos, 30 anos, etc).

Hoje em dia, a cultura geek tem influenciado na organização das festas de aniversário – não somente de crianças – mas de vários jovens que investem em eventos temáticos, como forma de trazer ainda mais diversão aos convidados.

Além do mais, engana-se quem pensa que somente festas grandiosas precisam de planejamento ou podem usar os elementos geek. 

Independentemente do tamanho do seu evento, é possível adaptar uma decoração personalizada e, para isso, é fundamental ter uma boa organização em todas as etapas.

O artigo de hoje vai dar algumas dicas de como preparar uma festa de aniversário geek, desde o planejamento, até a produção no dia do evento. Acompanhe a leitura!

Mas, o que é uma festa geek?

Para organizar uma festa geek é preciso, em primeiro lugar, compreender mais sobre o que significa a palavra “geek”. 

De modo geral, o conceito é usado como um substituto ao “nerd”, aquele fã de computadores, antenado às tecnologias, e conhecido por ser o mais inteligente da classe.

Mas, muito além do estereótipo de óculos fundo de garrafa e o vício em computadores, hoje em dia, há vários tipos de geeks, como por exemplo, o indivíduo que sabe muito sobre tecnologia e, ao mesmo tempo, é muito fã dos filmes de super-heróis.

Sendo assim, dentro da comunidade geek, podemos encontrar as seguintes subdivisões:

  • Os fãs de videogame;
  • Os fãs de animes e mangás;
  • Os fãs de quadrinhos de super-heróis;
  • Os fãs de ficção científica;
  • Os fãs de séries de televisão.

Em geral, uma pessoa é fã de várias coisas ao mesmo tempo, o que abre o leque de possibilidades para fazer uma festa geek. 

Quer dizer, é possível escolher como temática desde um jogo de videogame, até um filme de ficção científica, como o famoso “Star Wars”.

No entanto, os geeks têm em comum uma coisa: o apreço pela tecnologia. Por esse motivo, a sua festa de aniversário não pode deixar de incluir uma decoração tecnológica e que esteja dentro desse universo.

Etapas para organizar uma festa de aniversário geek

Depois de escolher qual será a temática do seu evento, está na hora de colocar o planejamento em prática e dar início à produção do seu evento. 

Para ficar mais fácil, vale a pena colocar tudo no papel, como forma de “visualizar” todas as etapas de preparação da festa. Abaixo, separamos algumas dicas. Confira!

1 – Planejamento

O planejamento é o início de tudo. Afinal de contas, precisamos saber alguns pontos importantes do evento, antes de começar a produção.

O ideal é que o planejamento comece com, pelo menos, dois meses de antecedência. Mas se a intenção é um evento de grande porte, o ideal é começar até 6 meses antes.

Alguns pontos são importantes na etapa de planejamento. São eles:

  • A quantidade de convidados;
  • O local da festa de aniversário;
  • A data e o horário do evento;
  • O orçamento para realizar a festa.

Ao determinar a quantidade de pessoas convidadas, é possível ter uma ideia de onde o evento pode ser realizado, bem como a quantidade de comes e bebes. 

Por exemplo, se a intenção é contratar um buffet de massa, é necessário saber a quantidade de convidados, para que todos sejam servidos confortavelmente.

Ou seja, o número de participantes da sua festa de aniversário irá reger todos os outros pontos do planejamento e, inclusive, ditar o orçamento de produção. Afinal de contas, dependendo da quantidade e do tamanho do evento, o preço pode aumentar.

Além disso, se o seu objetivo é um evento geek personalizado, pode ser preciso investir na impressão de cardápios, para que todos os convidados saibam o que é servido no evento e possam fazer, até mesmo, pedidos especiais.

A etapa de planejamento é também a hora de verificar algumas coisas que não podem faltar em uma festa de aniversário, como as lembrancinhas e a decoração da mesa do bolo.

Vale dizer que, o planejamento te ajuda a ter uma noção melhor do preço de cada coisa, pois é possível ter um orçamento de fornecedores, profissionais envolvidos, e serviços essenciais para a sua festa de aniversário.

2 – Desenvolvimento

Após planejar tudo o que é necessário para o evento, é preciso iniciar a contratação das empresas. Isto é, está na hora de começar a produção da festa.

Dependendo do local da comemoração, pode ser interessante contratar o serviço de recepcionista de evento, para evitar quaisquer contratempos, como a presença de intrusos, e oferecer maior proteção aos convidados – principalmente em festas noturnas.

Algumas festas de aniversário, em especial as de grande porte e para eventos a um público mais jovem, podem se estender até tarde da noite, aumentando o risco de exposição às violências urbanas. 

Por isso, todo cuidado é pouco, e é essencial pensar na segurança dos convidados.

Além de uma empresa de consultoria, pode ser interessante verificar a existência de uma catraca eletrônica preço diferenciado dentro do local da festa. 

Isso possibilita um controle maior de quem entra e sai do evento, até para vias de registro às autoridades.

Outra dica é usar convites especiais para liberar a entrada. Mesmo em festas de aniversário, essa prática tem se tornado comum, já que os organizadores do evento, muitas vezes, pagam por pessoa. 

Sendo assim, o controle aparece como uma forma de evitar gastos extras.

Durante o desenvolvimento, também é necessário considerar outros aspectos quanto à decoração, que será o coração da sua festa. 

Se optar por um evento mais reduzido, feito em casa, veja se não é preciso fazer a troca de piso laminado de madeira, para que todos os detalhes do cenário estejam impecáveis. 

Daí a necessidade de planejamento prévio, ainda mais em festas em casa, afinal, todo o ambiente precisa estar devidamente preparado.

3 – Produção

Por fim, a produção do evento consiste em todos os preparativos para a data da festa de aniversário. A organização e o desenvolvimento são etapas imprescindíveis para que todos os elementos para o dia do evento estejam perfeitos.

A primeira etapa, que deve ser feita logo após o fornecedor entregar a decoração, é começar a colocar os enfeites na mesa do bolo e em todo o espaço. 

O adesivo para decorar parede, por exemplo, deve ser colocado antes dos outros itens decorativos.

Posteriormente, é necessário colocar os outros acessórios, como bonecos, bexigas, enfeites e tudo o que fará parte do visual da festa geek.

É importante dizer que, em uma festa geek, a decoração é um dos itens principais para que a temática seja cumprida. Sendo assim, todo cuidado é pouco: veja se, antes do adesivo, não é preciso usar uma tinta em pó para parede, ou corrigir alguma imperfeição no revestimento.

Depois, está na hora de colocar as lembrancinhas em um local apropriado. Lembre-se que elas serão entregues ao final da festa de aniversário, por isso, pode ser interessante colocá-las perto da saída, ou deixar sob a responsabilidade de um garçom.

Os docinhos e o bolo também são artigos fundamentais. O mais recomendável é colocá-lo à mesa em até 2 horas antes do evento começar, já que são alimentos perecíveis.

Após organizar todos esses elementos, veja se não é preciso usar uma impressão adesivo vinil para completar toda a decoração.

Finalmente, confira a quantidade de cadeiras e mesas, para ter certeza que todos os convidados estarão bem acomodados.

Conclusão

Preparar uma festa de aniversário geek é algo que exige muito planejamento e organização. Afinal de contas, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes, para que tudo saia conforme os gostos do aniversariante e mantenha o espírito geek.

Apesar de parecer muito cansativo, a temática do evento faz tudo ser muito mais agradável, ainda mais quando a decoração é algo que remete a conteúdos interessantes, como filmes, quadrinhos e séries da moda. 

Além disso, a temática geek abre inúmeras possibilidades para abusar da criatividade – o que pode ser muito interessante para quem quer uma festa de aniversário inesquecível e divertida.

Vale dizer que, as festas de aniversário geek são excelentes eventos para ótimas fotos. 

Portanto, não deixe de investir em um bom fotógrafo para registrar os melhores momentos e para não perder nenhum momento da comemoração.

Não se esqueça: a festa de aniversário geek pode se adaptar para todas as idades. Ou seja, não se limite a usar esses artigos decorativos para crianças, pois hoje em dia, todo mundo é um pouco geek.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog CMO Eventos, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre eventos.

Deixe uma resposta