Como trabalhar um design de interiores com uma temática geek

design

O design de interiores é uma das ferramentas mais utilizadas na hora de modificar ambientes com soluções práticas, baratas e que tenham a cara do cliente, em especial aqueles que são apaixonados pela cultura geek.

Pensando nisso, confira ao longo texto algumas dicas de decoração relacionadas à cultura geek, entendendo melhor sobre o que é design de interiores e como sabemos que precisamos mudar nossos ambientes, transformando-os em lugares que proporcionem maior produtividade.

Entenda melhor do que se trata o Design de Interiores

Antes de sair reformando e modificando itens da sua casa para aperfeiçoar melhor sua personalidade e seus gostos próprios, é preciso entender sobre o que é design de interiores e sobre como ele trabalha para modificar espaços de um jeito único.

O design de interiores, diferentemente da arquitetura e do próprio design, é uma profissão em que o objetivo principal do profissional é criar espaços mais similares às personalidades dos donos, utilizando sempre qualidade de vida e funcionalidade.

Este profissional poderá modificar inúmeros espaços, seja em uma casa ou em um local corporativo, modificando totalmente o ar e o visual de um ambiente, muitas vezes utilizando práticas simples e dentro de cada orçamento existente.

Por exemplo, uma das principais tarefas dentro do trabalho do designer de interiores é modificar ambientes de acordo com as mudanças e o crescimento de pessoas, por exemplo adolescentes, que passam por fases de descobrimentos e mudanças.

Para isso, será necessário um estudo cauteloso e atento para conhecer e reconhecer a pessoa que mora naquele ambiente, dos menores aos maiores detalhes, por exemplo, quais acessórios banheiro cromado ela gosta ou até mesmo qual iluminação.

Quase sempre o trabalho de design de interiores está interligado com novas e importantes mudanças tecnológicas, ou até mesmo novos estudos relacionados à design e ambientação de lugares ao longo dos anos.

Aliada a esse estudo e interesse por novidades, está uma forte ligação com conhecimentos vindos de livros, filmes, música, arte e qualquer outro tipo de segmento relacionado à cultura e comportamento humano.

Isso se torna tão necessário em um trabalho criativo como o design de interiores, justamente pelo fato de mexer com opiniões, gostos e escolhas diferentes para cada cliente. É como se o profissional tivesse que fazer sempre necessaires personalizadas.

Junto com o trabalho de mudança e confecção de interiores, está o trabalho de arquitetos, que auxiliam na criação de ambientes bem dispostos e confortáveis, dando espaço para móveis planejados com sentidos milimetricamente pensados.

De longe, pode parecer fácil trabalhar com design de interiores, trazendo ainda um pensamento de que qualquer pessoa pode fazer esse serviço com maestria.

No entanto, somente o profissional que estuda e se prepara para essa função poderá concretizar serviços como esse de forma mais assertiva, justamente por já estarem mais acostumados a lidarem com desejos de terceiros.

Mas é possível que, seguindo dicas profissionais, qualquer um possa modificar espaços com o mínimo de custo e trabalho possível, agregando ao ambiente uma personalidade e uma identificação imediata, trazendo mais conforto e qualidade de vida.

Quais os motivos para planejar um novo design

Antes de começar a colocar as dicas em prática para modificar o local onde você vive, é preciso entender quais são os fatores que mostram a você a necessidade de uma mudança visual em um espaço. Primeiro de tudo, é preciso entender se você está satisfeito.

Como existem inúmeras formas de morar, bem como casas compartilhadas, moradia com os pais e responsáveis, e até mesmo indecisões de onde começar a mudar, escolha o local onde você provavelmente passa mais tempo: seu quarto.

O quarto é o local onde mais colocamos itens e significados que conversem com nossa personalidade. Geralmente são espaços de livros, objetos de decoração, pôsteres, quadro com moldura personalizado, tecnologias, brinquedos, filmes e outros tipos de objetos.

Em muitos casos, com o passar do tempo, alguns elementos acabam se tornando irrelevantes, ou agregando uma energia ou valor visual baixo, algo que muitas vezes nos deixa insatisfeitos e menos produtivos dentro do local em que vivemos.

E por ser um lugar onde muitas pessoas passaram a trabalhar nos últimos anos, no chamado home office, estar produtivo é um fator essencial para ganhar dinheiro, o que pode ser facilmente implementado com mudanças de ares.

Outro motivo que leva muitas pessoas a procurarem soluções de design de interiores é o compartilhamento de locais com outras. Geralmente irmãos, pessoas casadas ou colegas de quarto passam por isso, algo que muitas vezes gera problemas.

E dentre os principais motivos está a falta de conectividade com os mesmos gostos ou preferências relacionadas ao visual, ao material, como cimento queimado colorido na parede, e as disposições de objetos dentro do espaço.

Para tal resolução é preciso a ajuda de um profissional da área ou até mesmo uma forma de consenso, onde todos os lados responsáveis pela personalidade do quarto chegam a um acordo sobre a presença ou localização de determinados itens, sejam físicos ou visuais.

Uma outra possibilidade de mudança, que pode ser sentida pelos próprios moradores de uma casa ou em um espaço, é a necessidade de mudanças que tragam renovações e novos significados para ambientes, como um paisagismo residencial.

Neste e nos outros motivos para mudanças de um ambiente, é possível agregar mudanças significativas utilizando poucas e boas dicas de criação de interiores. Entenda mais sobre isso no próximo tópico e se prepare para mudanças!

Dicas para design de interior com pegada geek

Uma das principais e mais populares mudanças de interiores tem como foco a inserção de itens com temáticas geeks, algo que, em quase todos os casos, pode unificar gostos e escolhas culturais para serem a personalidade de um espaço.

Isso vem acontecendo de forma mais popular desde o início dos anos 2000, quando grandes empresas cinematográficas passaram a investir em filmes e séries relacionadas a super-heróis, fossem de livros, quadrinhos ou mangás.

Logo essa foi se transformando em uma grande forma de comércio, principalmente por parte de empresas de decoração, que passaram a disponibilizar produtos e objetos com essas temáticas, tornando-se populares entre crianças, adolescentes e adultos.

Com base no que aprendemos sobre design de interiores e os motivos pelo qual devemos entender gostos e culturas para transformar e melhorar espaços, saiba agora algumas dicas para conquistar um interior com temática geek:

Invista em quadros

Um dos grande fenômenos da cultura geek, em especial nos últimos anos, foi a popularização da venda de quadros, com desenhos simples ou ilustrações profissionais, que estampassem heróis, personagens e até mesmo desenhos geeks.

Por serem encontrados facilmente, com preços que variam e servem para todos os tipos de orçamentos, os quadros com temática geek são ótimas dicas para implementar uma nova personalidade a um ambiente.

Ademais, a instalação também é fácil. Na maioria dos casos, muitos já saem da loja com um adesivo borracha, que é resistente e fácil de ser colocado em paredes e outras superfícies. 

Outra boa dica de decoração é juntar alguns quadros, em números pares e organizá-los em um espaço de circulação.

Organização temática e minimalista

Nem sempre a mudança dos interiores está em quadros e objetos de visualização imediata. Muitas vezes a mudança em um ambiente, com uma temática geek, pode ser implementada com o investimento em etiquetas coloridas de organização.

Para esses casos, escolha lugares como closets, armários de roupas ou espaços com livros e outros objetos que precisam de uma separação, e utilize esses adesivos temáticos, que podem ser tanto encontrados em lojas como feitos em gráficas especializadas.

Objetos que transformam ambientes

Para mudar totalmente um ambiente é preciso, muitas vezes, uma única mudança, como a presença de um grande objeto. 

Em espaços que procuram inserir uma personalidade geek, uma boa dica é a compra de itens que podem ser facilmente enxergados dentro de um espaço, trazendo rapidamente uma identificação e também um ar descontraído.

Algumas dicas de objetos são: personagens em tamanho real e impressão em madeira, coleções de elementos de algum filme ou literatura, objetos que possam ser grudados em tetos ou paredes, como cabeças de animais, e outros que vão de acordo com a imaginação.

Cores que trazem identificação

Por fim, uma principais dicas sobre mudanças de ambientes, e que talvez vá ser uma das opções mais em conta, em questão de custo-benefício, é a mudança da cor das paredes de um ambiente para outras que remetam uma cultura geek.

Geralmente em filmes, desenhos ou quadrinhos da cultura geek, encontramos cores que se tornam símbolos de uma história, geralmente trazendo tons fortes, como:

  • Amarelos;
  • Azuis;
  • Vermelhos; 
  • Pretos.

Uma boa dica é escolher um local da casa e pintar a parede com alguma dessas opções, podendo ainda investir em um desenho ou ilustração temática, algo que, com certeza, trará mais identificação por parte dos moradores.

Conclusão

Agora ficou muito mais fácil modificar seu ambiente e deixá-lo com a cara de quem mora ali, certo? 

Com essas dicas de ambientes geeks, você terá muito mais satisfação com o ambiente de que você mora, gastando bem menos do que o normal. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.