Como utilizar quadros personalizados na sua decoração geek?

Abrimos este artigo dizendo que um dos modelos que mais tem feito a cabeça do público é a decoração geek e a sua reprodução a partir de diversos símbolos, incluindo quadros. Afinal, esse tipo de estética tem sido muito procurado, principalmente com a ascensão de elementos da cultura pop no cotidiano popular.

A maioria das pessoas gosta de grandes franquias de filmes, editoras de histórias em quadrinhos ou outros elementos do público geek, como:

  • Videogames;
  • Livros;
  • Seriados;
  • Brinquedos.

Onde antes as pessoas que gostavam desse tipo de elemento eram execradas e excluídas, hoje elas ditam a moda e a cultura com camisas personalizadas de suas séries, filmes e personagens favoritos.

Por isso, o público geek tem ganhado cada vez mais espaço, conquistando diversos elementos que possuem o apelo do público e podem ser usados de maneira divertida e elegante em uma decoração de ambiente.

Porém, a popularização desse tipo de decoração acabou tendo o efeito reverso de alguns outros itens populares, ou seja, pode haver o encarecimento de objetos clássicos do cenário geek.

Figuras de ação, estátuas, brinquedos e outros elementos aumentaram consideravelmente de preço. Então, um item que antes vinha com o preço marcado em um adesivo branco, de uma fabricante de etiquetas adesivas, hoje já está disponível em diversas plataformas.

Por conta disso, as pessoas começaram a pensar em formas alternativas de trabalhar sua decoração geek, bem como de se manterem no orçamento. Assim, um dos principais meios pensados foi a decoração de quadros personalizados.

Os quadros fazem parte da decoração há muito tempo, e são peças versáteis e estilosas, que podem ter um potencial muito maior de trabalho.

Por isso, é importante saber como lidar com esse tipo de situação e aproveitar o melhor para fazer a decoração de um jeito especial e combinando, claro, com camisetas bordadas temáticas e outros itens da cultura.

Veja como decorar com quadros personalizados

Uma das formas mais fáceis de mudar completamente a estrutura de um ambiente é através do posicionamento correto de quadros. Existem diversos estilos de molduras e de estampas que podem ser combinados, para criar um ambiente especial, sobretudo com a temática geek.

Dessa forma, você consegue trabalhar com muito mais qualidade em suas ações e permite uma estrutura mais adequada para conseguir trabalhar com qualidade, apresentando um material bonito, elegante e, muitas vezes, mais barato que outras opções de decoração.

Trabalhando com molduras para quadros

Existem diversos modelos de molduras que são muito utilizados nos dias de hoje. Inclusive, um dos métodos mais comuns tem sido o “DIY”, que vem do inglês Do It Yourself, ou faça você mesmo.

Esse modelo tem uma boa variedade e deixa o ambiente com a sua cara, junto de um papel de parede oriental decoração e outros elementos que sejam também do seu gosto, é claro.

Para começar, você pode procurar molduras antigas que estejam guardadas em armários ou depósitos, que você nem mesmo lembrava que possuía. Então, ao ressignificar esse tipo de material, acaba conseguindo conquistar um produto completamente novo.

Se você quiser dar um tom envelhecido para a moldura, pode utilizar uma lixa para deixar a tinta mais desgastada, dando essa impressão mais clássica. Por outro lado, uma boa estratégia para molduras é pintá-las de cores vibrantes e únicas.

Elas são muito versáteis, podendo ser aplicadas em imagens impressas, pôsteres, cartazes de cinema e fotografias com o tema proposto para o ambiente. Ou seja, dentro do universo geek existem diversas possibilidades para decorar uma estante de aço para escritório.

Quadros e combinações criativas

Trabalhar as cores desse tipo de decoração é uma ideia muito divertida, e permite que você explore todo o seu potencial criativo para conseguir aproveitar com mais qualidade esse tipo de ação.

É possível transformar uma parede em uma verdadeira galeria de arte, mas para isso, é interessante ter em mente que as cores devem fazer algum sentido em conjunto.

Se você utilizar várias referências diferentes do universo geek, é interessante separar uma cor para cada inspiração. Assim, você consegue ter um material diversificado, mas que ainda tem um sentido próprio, passando um clima de unidade para quem for visitar.

Esse tipo de material é ótimo para potencializar o ambiente e torná-lo ainda mais do seu gosto, tornando-se um cômodo único e cheio de vida e diversão para a casa, juntamente com a decoração utilizando itens de uma fabrica de etiquetas adesivas.

Quadros pendurados ou não?

Existem diversas maneiras de pendurar os quadros, que é o método mais tradicional de utilizar esse objeto decorativo. Alguns modelos mais modernos, que fogem do padrão convencional. Porém, outras formas de utilização estão ganhando mais força.

A decoração geek, em grande parte, é adotada por um público mais jovem, que possui menos recursos para montar uma decoração completa. Muitos ainda moram de aluguel, e furar a parede com um prego pode estar fora de cogitação.

Pensando nisso, alguns designers começaram a utilizar os quadros de maneira menos convencional, apoiando-os no chão, caso sejam grandes, ou colocando-os apoiados em estantes ou em uma mesa inox com cuba no caso dos menores.

Além de dar um charme a mais para a casa, e evitar furar a parede desnecessariamente, esse tipo de decoração ainda ajuda a esconder pequenas imperfeições na pintura, caso você encontre alguma delas.

Trabalhando elementos visuais

Trabalhar com o visual é a base da utilização de quadros para conseguir construir um ambiente decorado com qualidade e eficiência. As cores das imagens, sejam elas preto e branco, coloridas ou com algum efeito especial, também são muito importantes.

O importante na hora de trabalhar estes elementos é manter o ambiente criativo, mas de bom gosto. Para isso, é interessante procurar imagens dentro de um mesmo tema para cada espaço de decoração que você for criar.

Caso decida fazer uma parte da decoração baseada em alguma franquia de filme, opte por itens que sejam referentes a essa franquia.

Por outro lado, em alguns ambientes o ideal é trabalhar com variedade e uma composição adequada para conseguir trabalhar com bons resultados e conquistar um espaço muito mais charmoso e divertido.

Storytelling

O storytelling é um conceito de marketing que pode muito bem ser aplicado à decoração, sobretudo por conta da temática geek. Quando você aplica o storytelling, o objetivo é contar uma história, extrapolar esse tipo de elemento e conseguir mais vantagens em suas ações.

Por isso, faça com que sua decoração se comunique com você e com as pessoas que visitarem o ambiente, tornando-o interessante e chamativo para que as pessoas queiram conhecer mais dos detalhes que você pensou para esse tipo de decoração.

Dessa maneira, você consegue estruturar muito melhor seus ambientes, aproveitando cada pedaço da estrutura para contar uma história referente ao mundo geek, do qual você gosta e se sente mais incluído para participar.

Assim, você consegue um efeito muito interessante com quadros personalizados, sem gastar muito e aproveitando o universo dessa temática.

Veja onde mais apostar na temática geek

O cenário atual é muito favorável para quem é apaixonado por quadrinhos, videogames e cinema. O mundo tem se adaptado ao acesso irrestrito da cultura pop, e estes elementos tem cada vez mais deixado de ser algo de nicho e tomado o grande público.

Se por um lado algumas pessoas sentem que seu hobby está sendo invadido por novos rostos e novas ideias, a maioria das pessoas aproveita que com esta popularização, muitos dos elementos acabam se tornando mais acessíveis.

Por isso, é interessante pensar em todos os elementos que tornam uma casa com temática geek, uma vez que se trata de um termo muito abrangente para uma série de conceitos. Hoje, até uma loja de produtos de limpeza trabalha com essa temática.

Jogos

Um dos pilares do universo geek, os jogos estão tomando diversos locais. Hoje, existem competições profissionais de vídeogames, enquanto os jogos de tabuleiro ganham uma dimensão muito maior do que os jogos simples da infância.

Por conta disso, pessoas se tornam aficcionadas por consoles de videogames, franquias de jogos e competições profissionais, o que acaba aquecendo o mercado de decoração. Por isso, esse tipo de ação acaba atraindo muitos compradores para objetos decorativos.

Cinema e TV

Outro setor que tem lucrado muito com relação a decoração é o mercado audiovisual. As franquias de filmes tem se tornado cada vez mais relevantes, atraindo uma legião de fãs, ávidas pelo consumo de mais conteúdo desse tipo.

Isso acaba aumentando consideravelmente as opções de mercado para a decoração, uma vez que estas franquias têm um impacto mundial, e a produção acaba sendo de qualidade muito maior.

Literatura e quadrinhos

As histórias em quadrinhos têm ganhado muito espaço no mercado atual. Antes eram apenas focadas em um nicho particular, mas hoje existem diversos elementos de qualidade para trabalhar com esse formato.

Quadrinhos de luxo, livros em edições especiais e outros podem ajudar a compor uma decoração muito mais completa e elegante para um ambiente com temática geek.

Considerações finais

Os quadros personalizados têm ganhado muito espaço no mercado, tornando-se ferramentas interessantes de decoração e sendo aplicadas a muitos modelos. Dentro do ambiente geek, isso ganha ainda mais força por conta de todas as possibilidades.

Existem diversos mundos a serem explorados dentro do universo da cultura pop, e com quadros você consegue dar um gosto desse multiverso de ideias para sua decoração, criando um ambiente descolado e muito divertido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.