Descubra como potencializar a sua página de conteúdo geek

O universo geek está repleto de fãs ao redor do Planeta e esse conteúdo tem ganhado muita notoriedade no Brasil. Por conta da internet e também da popularização dessa cultura, muitas pessoas se tornaram fãs de diversos conteúdos.

Filmes, séries, games e quadrinho ganharam espaço. Além disso, a quantidade de sites e blogs voltados para esse assunto aumentou consideravelmente. 

Esse crescimento se transformou em uma excelente oportunidade de investimento em páginas que se dedicam a informar os fãs sobre as novidades desse universo.

É uma oportunidade de trabalhar com algo rentável e, ao mesmo tempo, que agrade os proprietários de sites e blogs do universo geek. Mas a internet está repleta desses conteúdos, o que leva as pessoas a usarem estratégias para se destacar.

O Marketing Digital oferece ações que não estão voltadas apenas aos negócios, mas também para qualquer tipo de página da internet, até mesmo um pequeno blog. Então, quem está começando agora, precisa estar por dentro do assunto para ganhar espaço.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de se aproximar do público, a relevância de conteúdos bem elaborados e quais as melhores estratégias que podem ser aplicadas.

Por que é importante se aproximar do público?

No mundo dos negócios, cada produto ou serviço vendido tem um público-alvo específico. São pessoas que têm algum tipo de interesse, seja em comprar ou saber mais a respeito.

É importante que cada empresa reconheça o seu público e saiba como se aproximar dele. Por exemplo, uma empresa de projeto arquitetônico residencial sabe que as pessoas que têm interesse em seus serviços estão construindo ou reformando.

Também podem ser alunos de faculdade de Arquitetura ou, até mesmo, pessoas que gostam de saber as novidades do setor. Porém, essa empresa precisa saber que aquele grupo de gestantes pode não ter mesmo interesse.

São mulheres que estão ligadas em outros assuntos no momento, como roupas de bebês, cuidados com o recém nascido, etc. Ou seja, elas são público-alvo de outro setor, como lojas de bebês, moda gestante e até lojas de móveis.

Só que essa divisão de público não acontece apenas com empresa de automação residencial ou qualquer outra, é um fator que atinge, também, os blogs e sites de pessoas que se dedicam a falar sobre determinado assunto.

Assim, um blog geek não vai ter o mesmo público de um blog sobre moda, por exemplo. Pode até ser que alguns leitores se interessem pelas duas pautas, mas, de modo geral, os grupos são bem divididos.

As empresas, por saberem disso, destinam suas ações em marketing digital de acordo com o interesse do seu público-alvo. Elas compreendem as necessidades dessas pessoas e buscam oferecer conteúdos que atraiam sua atenção.

Por exemplo, uma fabricante de tinta esmalte sintético tem um blog e precisar atrair a atenção de seus leitores, ela compreende a necessidade de se aproximar dele, uma vez que a concorrência é grande.

Tendo isso em mente, ela publica conteúdos que falam sobre muitas questões interessantes aos seus leitores, como:

  • Cores de tinta mais procuradas;
  • Por que escolher esmalte sintético;
  • Tendências de cores;
  • Dicas de reformas e pintura.

Seus leitores terão acesso a algo informativo, que tem peso e valor para eles, daí entra a importância dos conteúdos relevantes.

Por que conteúdos relevantes são necessários?

O que as pessoas mais procuram atualmente é informação. Com os consumidores, por exemplo, a tendência é que eles primeiro se informem e depois decidam.

Sendo assim, é difícil encontrar, hoje, uma marca que não invista pesado em conteúdo relevante para seu público. 

Além de informá-los e amadurecê-los para a compra, essas empresas conseguem mostrar domínio no que fazem, bem como uma competência na área.

Isso faz toda a diferença para o consumidor que passa a enxergar essas empresas como autoridades naquilo que têm a oferecer. 

Com os blogs voltados aos assuntos geeks não é diferente. Mais do que comprar, as pessoas que acessam essas páginas querem se informar, estar por dentro de algo que as agradam, que elas gostam e que as ajudam, até mesmo, a relaxar.

Só que para que elas gostem do estão lendo, o conteúdo precisa ser diferenciado, relevante e trazer novidades. Podemos usar como exemplo um leitor de um blog sobre música, um blog sobre bandas de rock e heavy metal.

Esse grupo de pessoas está entre os mais exigentes quando o assunto são as vertentes do gênero, história das bandas, instrumentos, etc. São compradores assíduos de materiais como discos, camisetas, etiquetas adesivas personalizadas, etc.

Se eles se depararem com um blog competente e que ofereça conteúdo sério e de qualidade, vão se tornar verdadeiros fãs, pois ali eles têm acesso às novidades sobre um assunto que entendem muito bem.

No entanto, se o conteúdo for pobre, repetitivo e sem relevância, não vão voltar nunca mais, além de que ainda vão falar mal para outras pessoas do mesmo círculo de preferência musical.

Com o universo geek não é diferente, aliás, esse universo tem novidade todos os dias, o que exige ainda mais competência dos conteúdos. 

Mas existem algumas estratégias que podem ajudar não apenas a melhorar o material postado, como também as páginas de modo geral.

Boas estratégias de Marketing para páginas Geek

O Marketing Digital é muito bem estruturado e organizado, possuindo ações perfeitas tanto para uma empresa de comunicação visual quanto para um blog Geek.

Ele trouxe oportunidades democráticas e que ajudam a atingir muitos objetivos, incluindo o sucesso de um blog, seja lá qual for o assunto abordado. Para eles, as melhores estratégias são:

1 – Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em atrair e conquistar o público-alvo, por meio de conteúdos de qualidade. 

Ele não vai promover o blog de maneira direta, mas vai levar para o público as pautas que podem ser interessantes para aquele grupo.

Para uma fabricante de almofadas personalizadas, ele vai levar as soluções que as pessoas interessadas precisam, conduzindo-as até o momento da compra.

Para os blogs, ele vai conseguir mais engajamento, gerando valor para quem acompanha as publicações. Só que, para isso, os proprietários precisam planejar seus conteúdos e conhecer seu público-alvo.

A partir disso, os materiais produzidos devem ter informação relevante, devem ser sempre atualizados e ainda devem assumir formatos diferentes.

Sim, não precisa ser só em formato de texto, leitores de páginas Geek gostam muito de vídeos, então o Marketing de Conteúdo também pode ser aplicado nesse formato.

2 – Estratégias em SEO

O Google gosta de qualidade e preza por ela na hora de entregar o resultado de uma pesquisa. 

Por exemplo, se o usuário pesquisou sobre display em acrílico, somente os sites que usam as estratégias em SEO vão aparecer nas primeiras posições.

O que vem depois, na segunda página, não é interessante para o usuário, raramente ele vai até lá. 

É nesse momento que surge o SEO, que significa Search Engine Optimization. Essa é uma solução que vai fazer com que as páginas de um blog ou site Geek estejam entre as primeiras posições, por meio de estratégias, como uso de palavras-chave.

Ao produzir aqueles conteúdos relevantes, é necessário fazer uso de algumas palavras que os usuários mais usam em suas pesquisas. Por exemplo, ele pode pesquisar por “último filme de herói”.

O Google vai procurar todos os conteúdos que contenham essa palavra para emitir os resultados. Então, é muito importante que, além de serem relevantes, esses conteúdos usem palavras certas.

3 – Páginas responsivas

As pessoas acessam a internet cada vez mais pelo celular, seja para ler sobre séries ou pesquisar sobre porta guardanapo personalizado.

Os sites responsivos vão se ajustar perfeitamente, tanto ao tamanho da tela do celular quanto à tela de uma TV de 50 polegadas. 

O Google sabe muito disso, além do fato de que páginas não responsivas são ruins de acessar pelos dispositivos móveis.

Essa estratégia é importante para que o blog não perca acesso, não irrite os usuários e também não perca tráfego, o que pode levar os sites para o final do ranking de resultados.

4 – Gerenciamento de mídias sociais

Por fim, outra estratégia que não pode faltar para um blog geek é estar presente nas redes sociais. 

Existem aqueles usuários que vão acessar as páginas todos os dias para saber das novidades, mas a maioria vai esperar eles serem divulgados.

Por meio do Facebook, Instagram, Twitter, etc., é possível se aproximar do público e compartilhar com ele as atualizações do blog de maneira rápida e simples.

Além disso, é possível conhecer ainda melhor o perfil dos leitores, o que vai ajudar a produzir conteúdos cada vez mais relevantes.

Conclusão

As estratégias de Marketing Digital são excelentes aliadas de blogs e sites de empresas e também dos que são voltados a outros assuntos, como os blogs Geeks.

São ações simples, que não demandam alto investimento financeiro e que podem transformar um pequeno blog em um gigante do universo nerd.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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