Dicas de decoração geek ideais para o seu quarto

A decoração é muito importante para garantir o bem-estar e a qualidade de vida em nosso lar. Além disso, ambientes bem decorados refletem o bom gosto e a personalidade dos moradores. Dentre os estilos mais procurados atualmente está a decoração geek, que alegra os nerds, fãs de histórias em quadrinhos e tudo o que faz parte da cultura pop.

Existem muitas opções de estilos, mas, sem dúvida, esta é a mais estilosa e voltada para um universo único que agrada idades diferentes.

O universo dos filmes, séries, quadrinhos e games ganhou um novo espaço na vida dos seus admiradores, que vai muito além dos limites da TV e do papel.

Isso porque eles encontraram na decoração aquilo que mais amam. Quem é ligado nesses conteúdos, pode se sentir imerso nesse mundo de fantasia dentro da sua própria casa.

Por isso, o mercado atualmente oferece móveis, papel de parede, objetos decorativos e tudo o que envolva a decoração dos ambientes, porém itens voltados ao universo geek.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para trazer algumas dicas para você se planejar e entender um pouco mais sobre esse estilo. Além disso, vamos dar dicas para aplicá-lo na sua casa.

O que é decoração geek?

A decoração geek é uma composição criada especialmente para atender o público nerd, fã da cultura pop. São pessoas ligadas aos mais variados formatos de entretenimento, como:

  • Séries;
  • Filmes;
  • Quadrinhos;
  • Games;
  • Livros.

Muitas pessoas adotam esse estilo para alegrar seus ambientes, trazer um toque criativo, além de conseguirem sempre manter um contato com aquilo que gostam.

Esta decoração envolve o uso de diferentes materiais, como etiquetas e adesivos, papéis de parede, bonecos de super-heróis, tapetes que fazem referência a personagens e muito mais.

Muitas pessoas investem nessa tendência também para compor o quarto dos filhos adolescentes, sala de jogos, salas de TV, escritórios, etc.

Independentemente do ambiente escolhido, a decoração alegra tanto os moradores quanto as visitas. Mas para fazer isso, é necessário se organizar e se planejar.

Importância do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é muito importante para controlar os gastos, bem como para tirar do papel aquele projeto, como no caso de um projeto decorativo. Isso porque esse processo envolve alguns gastos, principalmente quando o intuito é decorar o ambiente todo.

Pintura, objetos decorativos, móveis e até iluminação entram na lista, por isso é importante que a quantia disponível possa arcar com todos os gastos.

Além disso, no caso de reforma de ambientes, é extremamente importante contar com um projeto de arquitetura feito por profissionais do ramo. Isso porque ele precisa ser bem estruturado e seguro, oferecendo conforto e qualidade dentro dos ambientes.

Tudo isso envolve despesas, então caso não exista um planejamento financeiro adequado, além da decoração não ficar legal, pode fazer com que tudo saia mais caro – ou pior, a compra de itens pode ser de má qualidade. 

Por isso, algumas das principais dicas são:

Fazer uma análise dos gastos e receitas

É importante analisar o quanto ganha e o quanto gasta mensalmente. Isso porque existem despesas que não podem ser sacrificadas, como alimentação, água, luz, internet, aluguel, etc. 

Por isso, todas as fontes de receita, fixas ou variáveis, devem ser analisadas com bastante cuidado e atenção.

Use a regra 50-30-20

Esta regra simples é muito poderosa para quem quer garantir os melhores itens para uma nova decoração geek, como luminária para casa, sem quebrar o orçamento.

Ela consiste em dividir os gastos em porcentagens, por exemplo, 50% para gastos indispensáveis, como aluguel, alimentação, transporte, medicamentos, água, luz, etc.; 30% para gastos supérfluos, como lazer e 20% para investimentos.

Com esses 20% é possível juntar um montante suficiente para que seja possível decorar, sem precisar se endividar usando outros meios, como o cartão de crédito. Com isso, é possível aproveitar todas as dicas a seguir.

Dicas para uma decoração geek perfeita

Para ajudar você a se organizar melhor, separamos as dicas de acordo com os ambientes mais populares. 

É muito comum decorar no estilo geek apenas algum cômodo, mesmo assim, você pode fazer isso no imóvel todo.

Entrada geek

Para começar bem a decoração geek, uma boa ideia é usar um capacho na porta da entrada principal. 

Existem várias opções no mercado, desde alusões a marcas famosas de smartphones, estampas de super-heróis, games e muito mais.

O uso deste item faz com que logo de cara as pessoas percebam o seu gosto e qual a temática da sua decoração. 

Sala Geek

Na sala de estar, é importante contar com móveis que mostrem a temática da decoração logo de cara. Uma boa dica é optar por prateleiras sob medida que combinam muito bem com textura parede.

Fãs do jogo Pac-man, por exemplo, um clássico dos anos 1980, podem usar essa prateleira no mesmo formato do jogo e destacar a TV como centro do labirinto.

Também pode ser encomendada uma estante redonda, sem a estrutura do lado direito, pois ela faz uma alusão a esse game. Se for colocada ao lado da TV, dará a impressão de que a estante vai comer o televisor, assim como acontece no jogo.

Outro item que nunca pode faltar em uma boa decoração geek é a almofada. É muito fácil encontrá-las com ilustrações criativas, com desenhos de super-heróis, imagens de personagens de filmes, etc. 

Alguns exemplos são:

  • Fitas cassetes;
  • Símbolos das redes sociais;
  • Teclas do computador;
  • Emojis.

Quarto geek

Dentre os ambientes geek mais populares, sem dúvida está o quarto. Então, entre as principais dicas estão papel de parede para quarto de casal com temática nerd e roupas de cama.

Mesmo que você use móveis comuns a seu gosto, as roupas de cama e os papéis de parede fazem a decoração por si só. Além disso, assim como lençóis e fronhas, os tapetes também são excelentes opções.

Esses itens são baratos, facilmente encontrados e você pode trocá-los sempre que quiser, o que varia a cara do ambiente com facilidade.

Outro objeto que não pode faltar são quadros e abajures geek. Eles trazem mais conforto ao ambiente e também podem ser encontrados em qualquer loja de artigos para decoração.

Escritório geek

Quem tem escritório em casa, ou mesmo um pequeno espaço reservado aos estudos e trabalho também pode investir no estilo. 

Inclusive, essa tendência tem ganhado a atenção das pessoas, por usar itens simples que podem ser de outros cômodos, como cortina persiana para quarto.

Uma boa dica é selecionar uma das paredes e pintar com as cores presentes no filme, série, game ou personagem preferido. Por exemplo, quem é fã do super-homem, pode usar vermelho e azul.

Este é também o espaço mais adequado para usar uma prateleira, ou várias delas, com bonecos, adornos, porta-retrato e qualquer outro item que faça referência à cultura pop.

Cozinha geek

A cozinha também pode ter essa decoração nerd. Um exemplo disso é usar objetos decorativos na bancada, no relógio de parede e até na geladeira, como ímãs.

Outros utensílios como talheres e panos de prato também podem ser encontrados. Além disso, outro produto que chama muito a atenção são as canecas. Isso porque elas podem ser usadas diariamente e também enriquecem muito a decoração.

Banheiro Geek

Quem pensa que o banheiro também não pode ser geek está enganado. Apesar de ser um ambiente mais íntimo, ele também merece uma decoração que combine com o resto da casa.

Para isso, uma boa dica é usar molduras para quadros decorativos pequenos na parede atrás do vaso. 

Caso preferir, pode também substituir essa moldura por um papel de parede próprio para banheiro.

Se você tiver um gabinete grande no banheiro com uma pia espaçosa, pode usar objetos decorativos nerd em cima dela. 

Inclusive, existem sabonetes decorativos em formato de super-heróis e outras opções, feitos especialmente para decorar o banheiro.

Conclusão

Decorar a casa com temática geek é o sonho e o objetivo de muitas pessoas. Isso porque é uma maneira de conviver 24 horas com tudo aquilo que essas pessoas mais amam.

Quem tem filhos tem ainda mais vantagens, porque essa decoração traz mais alegria para crianças e adolescentes. Mesmo assim, muitos adultos solteiros e até pessoas mais maduras são apaixonadas por essa cultura.

Por isso, além de estar presente em cadernos personalizados, seus personagens preferidos podem estar por toda a casa, trazendo um clima de cinema e muita diversão aos ambientes. E o melhor de tudo é que isso pode ser feito de maneira muito simples.

Basta se planejar financeiramente e estar atento às tendências dessa decoração que vai animar o dia a dia e impressionar suas visitas.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Dicas de decoração geek ideais para o seu quarto

  1. Pingback: Seu filho quer uma festa com tema de super-herói?

Deixe uma resposta