O que é ser Geek?

O que é ser Geek?

O conceito por trás da palavra Geek

Atualmente um dos termos mais popularizados é o “Geek”, principalmente fazendo referência a pessoas nerds, mas será mesmo que é esse o conceito do termo? Na verdade, Geek e nerd são conceitos distintos.

De maneira simplista, geek é um termo usado para definir pessoas que possuem uma afinidade maior com tecnologia do que os demais. Desa forma, estamos falando daqueles que são mais próximos ao mundo de games, cinema, computadores.

Quando falamos de cultura Geek, estamos indo mais para o lado de um estilo de vida. Ou seja, ao invés de ter um nicho específico que acompanhe mais, na cultura geek você gosta de saber um pouco sobre tudo.

O termo surgiu lá pelos anos de 1880, sendo usados como um tom pejorativo, para chamar alguém de “idiota”, por referir-se a artistas de rua com apresentações fora do eixo. Entretanto, hoje em dia esse conceito mudou um pouco.

Atualmente, dificilmente alguém ainda associa a palavra greek a algo estúpido ou alguém idiota. Hoje em dia, o conceito está mais voltado para alguém do mundo da tecnologia, e apenas isso.

Entrando a fundo na cultura geek

De acordo com os que se autointitulam geeks, a chamada cultura significa estar aberto a gostar de coisas que não são cotidianas, coisa quase irreais. Aliás, hoje o público é um dos que mais movimenta o mercado mundial.

Em uma pesquisa feita pelo site Omelete com 12 mil pessoas, mais da metade delas possuia acesso a netflix. Além disso, quase 95% fazem compras pela internet e 85% possuem algum smartphone.

Essa cultura no mundo geek envolve algumas características, como:

  • Games
  • Séries
  • Mangás e Cosplay
  • Computadores e videogames

Normalmente pessoas que se enquadram nesses gostos costumam ser de fato fascinadas por cada um dos mundos. Assim, é essa a principal definição da cultura: um grupo de pessoas que se reúnem entre si sem muito medo de expressar seus gostos.

Mas, e quanto a gostos e padrões de comportamento de cada característica?

Para alguém do mundo de games, um geek é quase um especialista na área, inclusive desenvolvendo muitos dos jogos que vemos hoje. Dessa forma, não se trata de um grupo apenas de apreciadores, mas também de contribuintes.

Quando falamos de séries, é considerado por muitos como um novo mundo nessa cultura. Nesse caso, é uma novidade desse novo universo, Assim, são aqueles aficionados por determinadas séries, sabendo a fundo todos os enredos e personagens integrantes da história.

Já o mundo do cosplay é talvez o mais famoso do meio, apesar de muitos não saberem que é algo relativamente recente. Com isso, quem adere ao cosplay está sempre com vestimentas, maquiagens e adereços que remetam diretamente a personagens de mangás e games.

Qual a diferença para o nerd?

É aqui a grande questão quando falamos do mundo dos geeks: a falsa comparação com o público nerd. No entanto, os conceitos até que se cruzam, mas estão longe de ser iguais.

De maneira simplificada, nerds são pessoas que sim, possuem muita afinidade com o mundo da tecnologia e dos computadores. Entretanto, a diferença está em dois pontos: games e, principalmente, aspecto de socialidade.

A maior característica de um nerd, para muitos, é aquele esteriótipo do visual: óculos, camisas xadrez e suspensório. Porém, já faz uns bons anos que sabemos que não é bem assim.

Definimos os nerds como pessoas mais próximas a área de ciências, quase que um foco maior para o lado do estudo, dos cálculos e das pesquisas. Por isso, outro grande esteriótipo é sobre a falta de socialização deles.

De fato, os nerds possuem bem menos habilidade social do que alguém que se considera geek. Dessa forma, a diferença maior fica exatamente nesse ponto.

Enquanto pessoas nerds estarão sempre em seus mundos, se envolvendo com livros, jogos e estudos de forma introvertida, alguém do mundo geek é o oposto. Aliás, uma das características é essa: expressar seus gostos sem muito pudor.

Por conta disso, hoje em dia muitas pessoas os veem como a versão mais legal de um nerd, apesar disso não passar de mais uma ofensa gratuita.

Então, para dar fim a essa discussão, vamos manter a diferença em uma única característica: introvertido x extrovertido. Dessa forma, podemos entender alguém que se intitula nerd como alguém mais voltado as pesquisas, estudos, e, de maneira geral, mais introvertido.

Assim, conseguimos diferenciar bem os dois mundos sem partir para comentários infelizes.

O que é ser Geek?

Motivo da popularização do termo

Muito se fala hoje sobre a explosão de adeptos ao mundo e a cultura geek nos últimos tempos. Mas, na verdade, não se trata exatamente de um aumento.

É inegável que com o passar do tempo muitas pessoas foram tomando mais gosto por esses universos de games, computadores e tecnologia, mas no fundo, se trata muito mais de uma libertação.

Hoje em dia, a grande maioria do público é composta por quem sempre foi do meio, mas nunca de fato entendeu que era. Assim, muito do aumento do público hoje é em decorrência dessa popularidade do termo.

Afinal, não dá pra se considerar parte de um grupo que você nem conhece, certo? E foi ai que o “boom” no mundo geek começou.

Um dos grandes levantadores dessa pauta sem dúvidas foi a Marvel, responsável por trazer para os cinemas filmes épicos e memoráveis nos últimos anos. Com isso, muitos acabaram aderindo de vez a grande parte das características.

Como, por exemplo, a adesão de artefatos que remetam os filmes, como camisas, funkos, objetos colecionáveis, jogos, entre outros. Além disso, também passaram a acompanhar ativamente cada atualização de todo o universo.

Dessa forma, a marvel acabou virando nosso grande exemplo de mundo geek: uma explosão de pessoas acompanhando, girando o mercado com produtos da marca e acompanhando de perto as novidades. Assim, é sem dúvidas uma das grandes responsáveis pela popularização.

Acompanhe nossa loja e conheça produtos de vários mundos citados acima, aqui na alameda Geek você tem diversos personagens, produtos e colecionáveis.

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.