Por que é importante ter uma linguagem temática no seu e-commerce?

As plataformas e-commerce estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, tanto entre consumidores quanto entre empreendedores.

Por meio delas, é possível vender qualquer tipo de produto ou serviço, 24 horas por dia e sem precisar investir em infraestrutura física, como no caso das lojas comuns.

Mesmo para quem já possui uma loja desse tipo, o modelo e-commerce pode servir como um complemento, uma vez que realizará vendas para pessoas de outras localidades, até mesmo fora do país.

Além disso, o consumidor terá acesso a tudo o que precisa, a qualquer momento, mesmo nos horários em que a loja física estiver fechada.

Isso representa um considerável aumento nos lucros, além de poder oferecer para as pessoas preços mais acessíveis. Só que tudo isso só vai funcionar se a estratégia for bem aplicada.

Não basta apenas criar um site e começar a vender. Existem algumas ações que envolvem as plataformas e-commerce, então os empreendedores precisam estar atentos. O jeito de vender por lá é diferente de uma venda feita pessoalmente.

Por isso, neste artigo, vamos falar da vantagem do sistema de vendas como complemento para lojas físicas, como impulsionar a plataforma e a importância de adotar um padrão de produtos e temática específica.

Vantagens de um sistema de vendas on-line

O varejo está descobrindo cada vez mais as vantagens de adotar um sistema de vendas on-line para o PDV.

Desde atacadistas até prestadores de serviços estão aderindo ao e-commerce para aumentar as vendas. 

Esta modalidade entra como um complemento para as vendas físicas e traz vantagens como:

Mais comodidade

Poder comprar etiquetas adesivas personalizadas e outros produtos sem precisar sair de casa é uma grande comodidade para o cliente.

A internet trouxe essa modalidade de compra, que tem se mostrado muito mais eficiente do que as vendas por catálogo ou por telefone.

Elas poupam os clientes de pegar trânsitos, filas e vagas em estacionamento, com a facilidade de receber o produto em casa. Além disso, a pesquisa por preços também é muito mais rápida e prática.

Tudo isso tem atraído cada vez mais consumidores, que estão deixando de frequentar o comércio para aproveitar a simplicidade das compras on-line.

Por isso, as lojas estão investindo nesse sistema como um complemento para sua loja física, que acaba tendo um lucro muito maior.

Mais disponibilidade

Nas lojas virtuais, os clientes podem fechar negócio com uma empresa de comunicação visual 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A vantagem também está no fato de que uma plataforma e-commerce não tem nenhum gasto a mais para operar à noite, fins de semana e feriados. 

Isso permite que a marca venda mesmo nos horários em que o PDV esteja fechado.  

Maior alcance

As plataformas e-commerce podem vender para o mundo todo, não existem limitações geográficas.

Os custos com frete são pagos pelo consumidor, mas mesmo que a loja ofereça frete grátis, os gastos continuam sendo menores.

As despesas de uma loja física e suas filiais em outras cidades para poder expandir as vendas têm um valor muito maior. 

Portanto, um PDV pode funcionar em uma cidade, enquanto o e-commerce vende para o país inteiro.

Fácil de mensurar

Na internet, uma fabricante de necessaire personalizada brinde pode obter dados sobre o comportamento do usuário, seu histórico de compras e muitas outras informações.

Isso permite melhorar os serviços tanto da loja virtual quanto da loja física, além de melhorar o marketing, a comunicação e gerar as melhores ofertas para os clientes.

Custo reduzido

Os custos também são menores, portanto, ao invés de investir em mais uma unidade de loja física, com contratação de funcionários e outras despesas, o melhor é apostar em uma plataforma e-commerce.

Além de poder vender sempre mais e melhor, muitos outros custos são eliminados, tais como:

  • Água;
  • Luz;
  • Limpeza;
  • Segurança.

Só que não basta criar um site e esperar que ele comece a vender, é preciso investir em algumas práticas para impulsionar a plataforma.

Dicas para impulsionar o site de vendas

A quantidade de lojas físicas que investem no e-commerce só cresce, por isso, é importante pensar em algumas estratégias para impulsionar o site e sair na frente da concorrência. 

Algumas delas são:

Cuidar da usabilidade do site

A experiência do cliente é muito importante para que ele sinta vontade e segurança de comprar alguma coisa. Mesmo a melhor fabricante de display em acrílico precisa prezar pela usabilidade de seu site.

A estrutura visual e funcional da interface deve ser criada baseada em pesquisas com os usuários e diversos testes de usabilidade precisam ser realizados. 

As mensagens do site também devem ser claras, assim como ter um bom fluxo de compras.

O uso de pop ups e ferramentas intrusivas também deve ser evitado. Isso é o que vai fazer da plataforma um ambiente amigável.

Transparecer confiança

Ganhar a confiança do público não é fácil, mas é necessário, principalmente quando se trata de vendas on-line.

Por isso é importante investir em ações claras, usar muitas fotos e reposts de pessoas que compraram na plataforma, além de depoimentos de clientes que compram com mais frequência.

Certificações de qualidade e segurança devem ser mostradas, independentemente de ser o site de uma fábrica de etiquetas ou de um pet shop. Elas são aliadas na hora de aumentar as taxas de conversão.

Explorar o diferencial

Muitas marcas investem em seus diferenciais para ganharem destaque frente à concorrência, bem como se manterem na mente dos consumidores.

Cada empresa possui o seu próprio diferencial, seja em produtos ecologicamente corretos, ações positivas na sociedade, um produto com aspecto caseiro, como no caso de bolos e doces, enfim. Toda marca tem algo especial.

É importante descobrir qual é esse diferencial e explorá-lo, para se posicionar melhor e mostrar aos consumidores que a empresa é sua melhor escolha.

Importância de adotar um padrão de produtos

Seria muito estranho se o cliente entrasse no site de uma confecção de roupas para bebês e encontrasse estante planejada para vender. 

Apesar desse produto ser muito útil, ele vai ser vendido em outro nicho de mercado, por exemplo o de comunicação visual.

Sabemos que existem lojas de departamento que possuem uma grande variedade de produtos, como roupas de cama, mesa e banho; roupas infantis e adulto; calçados; eletrodomésticos; eletroeletrônico e brinquedos.

Mas veja bem, elas possuem uma padronização, estão inseridas em um contexto de vendas que lhes permite variar seus produtos. Isso é completamente diferente de uma loja de noivas vender bolas de futebol.

A falta de padronização pode confundir o cliente e fazê-lo pensar que a marca em questão é uma bagunça – e isso vai afastá-lo.

Outro ponto importante é padronização da qualidade. Quem fabrica, por exemplo, adesivo para vitrine, precisa padronizar a qualidade e também seus processos para continuar entregando um produto de qualidade ao consumidor final.

Importância de adotar uma linguagem temática específica

É importante conhecer bem o público-alvo para abordá-lo e realizar ações mais assertivas. Pela internet, isso pode ser feito de muitas formas, mas é precisa estar atento para saber qual usar.

Isso evita gafes na comunicação, que podem afastar o consumidor e nem dar espaço para que ele experimente os produtos ou serviços que a plataforma vende.

Por exemplo, uma fabricante de porta guardanapo personalizado pode usar uma linguagem mais formal, mas sem exageros, pois terá que lidar com empresas que procuram esse produto para seus eventos.

Uma loja de artigos esportivos pode usar uma abordagem mais coloquial, pois lida com praticantes de esporte de todas as idades. Enfim, a linguagem utilizada vai depender do contexto em que a marca está inserida e de seu público-alvo.

Na internet, o direcionamento da linguagem pode ser mais informal do que em outros canais usados pela empresa, como no caso do atendimento ao cliente por telefone. No site de vendas, o ideal é adotar uma linguagem adequada e uma abordagem leve.

Conclusão

As vendas e-commerce surgiram para trazer praticidade para o dia a dia consumidor, que vive uma rotina cada vez mais atribulada. Por meio dessas plataformas, ele pode comprar qualquer coisa a qualquer momento e de qualquer lugar.

Durante a pausa do almoço, enquanto está parado no trânsito, em uma viagem de negócios, enfim, é possível comprar mesmo nos horários mais inusitados.

Para os proprietários de loja física, esse sistema de vendas on-line vai ajudar a elevar os lucros. Além disso, com certeza, aqueles clientes fiéis vão adorar saber que agora podem comprar pela internet.

Além de agradar quem já compra com a marca, é uma excelente oportunidade de conquistar outros clientes no Brasil e no mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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