Quais os elementos essenciais para montar um espaço geek retrô?

A cultura geek vem crescendo muito nos dias de hoje. Inclusive, diferentemente de muitos anos atrás, ela virou parte da cultura pop, e são diversas as pessoas que consomem conteúdos relacionados ao geek retrô e atual.

Então, o texto de hoje abordará quais os elementos essenciais para montar um espaço com essa temática, explicando alguns dos conceitos e dando sugestões de móveis, pinturas e outros apetrechos que podem chamar a sua atenção na decoração.

Já faz um bom tempo que a cultura pop englobou o universo geek, fazendo com que ele mudasse e saísse um pouco dos quadrinhos, ganhando formas tanto na mídia tradicional quanto em série, filmes e figuras de ação.

A verdade é que seja uma empresa de gesso acartonado ou uma simples loja de revistas em quadrinhos, todos entendem que o mercado geek abrange muitas pessoas e, de fato, é bastante lucrativo, tendo uma grande influência em crianças, jovens, adultos e idosos.

Tendo essa ideia em mente, é normal que pessoas que se identificam com esse tema tentem trazer um pouco dele para dentro da sua própria casa ou até mesmo para sua vida pessoal, já que o universo é cheio de ideologias, dilemas e histórias fantásticas.

Sejam camisas personalizadas ou um guarda copo personalizado, as pessoas gostam de colecionar objetos que façam referências à cultura geek e, muitos, montam seu próprio espaço, podendo ser o quarto ou um canto da casa dedicado a isso.

E, assim como as histórias conhecidas nesse tipo de cultura moldam o caráter de muitas das pessoas que são desse meio, nem que seja algo bastante simples, muitas delas são loucas por ter algum espaço reservado apenas para essa atividade.

Mas como fazer isso de forma simples, eficiente e sem gastar mais do que o necessário? As figuras de ação, por exemplo, devem ficar em uma prateleira ou dentro de um armário em inox?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir. Sem mais delongas, vamos lá, conferir todas as principais ideias para arrasar na montagem de um espaço com essa temática!

O que é necessário para criar uma temática geek retrô?

Primeiramente, devemos entender que ter o próprio espaço geek é algo que pode ser um pouco custoso, principalmente se você comprar tudo e não improvisar ou criar algo do zero (inclusive, muitas pessoas apostam no DIY, que tal dar uma pesquisada sobre?).

Hoje, esse tipo de produto está em alta e é normal que toda empresa busque lucrar em cima de vontades e impulsos das pessoas, afinal, quando somos muito apegados a algo, a chance de pensarmos e avaliarmos menos as situações é maior.

Assim como uma pintura industrial, pode ser adotado dois métodos: o primeiro consiste em simplesmente comprar o que deseja, tendo em mente apenas a procura de locais mais baratos, embora seguros, para compor o seu cenário.

Sobre o segundo, pode-se dizer que é uma mescla entre usar algo que você já tem e gastar menos dinheiro, podendo ser igualmente criativo, diga-se de passagem.

Porém, o mais importante de tudo e que vale ter muito claro em sua mente é que não existe uma maneira correta e você adapta o estilo conforme você mais se sente confortável no lugar, podendo sua estante ser personalizada como o resto do espaço ou apenas uma comum estante de aço para escritório.

Isso significa que também é possível que nem tudo no espaço que você busca, caso queira, precisa ser personalizado com a cultura geek retrô, podendo se adaptar conforme o que for melhor para o seu bolso ou simplesmente por gosto pessoal.

Para te ajudar a se orientar com a decoração, você pode utilizar e abusar de:

  • Figuras de ação;
  • Quadros;
  • Papéis de parede;
  • Acessórios simples e compostos;
  • HQs;
  • Objetos de colecionadores.

Como é possível observar, são vários os elementos que podem compor o seu cenário geek, podendo inclusive personalizar o guarda corpo de alumínio que dá acesso ao espaço, aumentando a imersão para aqueles que estão chegando até lá.

Como montar o cenário retrô perfeito?

Conforme desenvolvido ao longo do texto, não existe uma maneira inteiramente correta, afinal, tem coisas que você pode ou não gostar de um ou outro cenário geek retrô em específico. Por isso, é importante se inspirar em algum que goste.

Porém, isso não significa que não existam elementos que fazem mais sentido ou que são mais encontrados nesse tipo de espaço. Portanto, confira algumas coisas que podem compor o seu cenário, como:

01 – Papel de parede personalizado

Podendo ser comprado em lojas que vendem esse tipo de material, é bastante comum que diversas pessoas utilizem de papel de parede para dar aquele toque especial no seu cenário geek, trazendo um visual muito chamativo e atraente.

Assim como pintura de fachadas, os papéis de parede podem ser comprados iguais ou personalizados, conseguindo se adequar ao gosto da pessoa, herói, referência ou obra que ela preferir, atendendo assim a diversos públicos.

Uma alternativa bastante interessante e que muitas pessoas optam por fazer é colar diversas folhas de quadrinhos nas paredes ou teto, criando uma decoração única, bonita, chamativa e bastante original, além de um gasto bastante reduzido.

O que pode ser encontrado como problema em si é ter que gastar tantas páginas de algo que você gosta, porém, caso já estejam velhas, sejam hqs repetidas ou algumas que não têm tanto valor para você, pode ser uma alternativa perfeita.

Também pode ser colado usando o mesmo material que você utilizaria para colar o papel de parede.

02 – Objetos de colecionadores

Podendo ficar sobre uma estante, uma mesa inox com cuba ou em algum apoio de madeira, esse é o tipo de coisa que toda pessoa que é interessada na cultura geek procura: objetos das obras que eles mais gostam.

Além de trazer um charme único para o quarto, bem como terem sua personalidade, o mais interessante é que esses objetos podem ser, literalmente, qualquer coisa que você goste na obra, embora tenham alguns mais interessantes do que outros.

Quando falamos, por exemplo, de filmes, é normal que muitos fãs tenham itens e brinquedos como objetos de colecionador, ou aquela figura de ação bastante rara e de edição limitada que você conseguiu comprar.

Independentemente do modo que adequar esses objetos ao local, procure separar um canto especial para eles para ter um maior apelo decorativo, além de deixar o seu quarto ainda mais bonito.

Porém, lembre-se que objetos de colecionadores são muito mais do que raros e procurados. Eles englobam qualquer mobília ou decoração que possa ser útil e exposta no lugar, como um abajur ou até mesmo uma pequena poltrona.

A diferença, obviamente, será de fã para fã e do quanto você está disposto a gastar ou personalizar algo que já existe para tornar o seu quarto único e bastante especial para você.

03 – Quadros decorativos

Às vezes você quer deixar o seu quarto com uma imagem das coisas que gosta, mas não pretende gastar muito dinheiro nisso ou a área que está pensando em personalizar não é tão grande, ou simplesmente porque você não quer muita coisa.

Para esses e alguns outros casos, a utilização de quadros decorativos, além de ser uma excelente alternativa, dá um toque especial e diferente ao local onde eles são colocados, mostrando claramente que você gosta de determinada obra ou  personagem.

Não apenas isso, mas também as famosas plaquinhas que são bem menores, podem ser colocadas em quantidades maiores, além de terem preços mais acessíveis e serem igualmente charmosas, podendo inclusive serem colocadas na porta ou corredor.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e se aprofundou em alguns dos elementos essenciais para que você monte um espaço geek retrô, seja na sua casa, escritório ou lugar que acredita ser melhor, além de algumas dicas de orientação para atingir o resultado esperado.

É de extrema importância saber balancear o preço gasto com tudo e a originalidade no momento de personalizar. Se você tem facilidade em criar algo, busque improvisar e fazer com que a grande maioria das coisas no local tenha mais a sua cara, seu jeito e personalidade.

Caso não tenha muita ou não conheça pessoas que possa ajudar, sempre é possível comprar, portanto, pesquise bastante para que pague o mais barato possível, porém, sempre tendo em mente e focando na qualidade do produto final.

Agora que já sabe como fazer isso, busque montar o cenário ideal no qual você se sinta confortável estando nele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.