Saiba como captar mais leads para o seu site geek

Os leads, em Marketing Digital, são os potenciais consumidores da marca, ou seja, as pessoas que demonstraram interesse em adquirir um determinado produto ou serviço do seu site, e-commerce ou loja virtual.

Para ser caracterizado como um lead, o usuário deve oferecer alguma forma de contato para a empresa, seja por meio do preenchimento de um formulário para download de acesso de conteúdos, ou então pelo contato direto com o seu negócio, com a intenção de obter informações acerca de uma oferta.

Desse modo, o lead faz parte do funil de vendas, isto é, ele percorre uma jornada de compra até a conclusão do negócio, sob influência de estratégias de marketing e vendas.

Portanto, o lead nada mais é que um visitante que está ao alcance do seu negócio, com grandes chances de efetuar a compra da sua mercadoria. Isso faz com que as estratégias para conversão sejam imprescindíveis para qualquer negócio.

Para quem tem um site de cultura nerd, também chamado de geek, a captação de leads pode ser muito eficiente com uma campanha bem elaborada, visto a popularidade crescente desse mercado. 

Hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de bens culturais desse ramo, como filmes, séries, quadrinhos, entre outros.

No artigo de hoje, saiba como captar mais leads para o seu site geek e conquistar sucesso no mercado. Acompanhe a leitura!

7 dicas para converter seus visitantes em leads

Quem trabalha com internet sabe da importância de ter uma boa base de contatos. Afinal, é através dela que a empresa pode enviar uma promoção, newsletter, bem como demais conteúdos relevantes aos potenciais clientes.

Sendo assim, um site geek especializado na confecção de uniformes de super-heróis, por exemplo, também precisa pensar em uma estratégia para captação de leads.

Devido à crescente popularidade da cultura nerd, é muito mais fácil conseguir ótimos resultados, porém, as campanhas precisam de planejamento. Abaixo, separamos algumas dicas para converter seus visitantes em leads. Confira!

1 – Crie um formulário de cadastro no seu site

Os formulários podem ser disponibilizados ao final de um conteúdo na sua página (um artigo, vídeo ou exposição de um produto), para que o visitante cadastre seu e-mail, telefone e outro tipo de contato, para que a empresa envie uma mensagem ao usuário.

Por exemplo, é possível ter um formulário logo após um álbum de fotos no site que mostra a decoração de stands para feiras geek. Em geral, o preenchimento documentos mais curtos e diretos tendem a gerar mais conversões.

Assim, caso opte por um formulário com mais campos, pensando em ações para grupos segmentados (com informações sobre estado, cidade, preferências), lembre-se que a extensão pode afastar o visitante.

Por isso, priorize a objetividade e invista em um bom CTA (Call to Action), ou seja, uma chamada para ação atrativa para o usuário.

2 – Disponibilize e-books

Os e-books são estratégias clássicas na geração de leads. De modo geral, os livros digitais oferecem informações mais aprofundadas acerca de uma temática, sendo disponibilizados aos usuários em troca de um contato (e-mail, na maioria das vezes).

Nesse sentido, um site geek pode oferecer um e-book sobre como montar uma cenografia para eventos usando artigos da cultura nerd. Desse modo, as pessoas interessadas irão trocar o contato pelo material.

A grande vantagem do e-book é a oferta de conteúdo relevante, com a exploração de um assunto de modo mais completo, o que não é possível em um blog post, por exemplo.

Fora isso, a produção de livros digitais é algo recorrente dentro das estratégias de inbound marketing, devido aos inúmeros benefícios do material, incluindo:

  • Aumenta a autoridade da empresa;
  • Melhora o reconhecimento da marca;
  • Contribui para educar o público;
  • Oferece um diferencial competitivo.

Ou seja, mais do que gerar leads, os e-books são capazes de demonstrar a expertise das empresas e, com isso, conquistar a confiança da audiência.

3 – Use pop-ups para chamar atenção

Os pop-ups são janelas em diversos formatos que se destacam quando uma página de navegação é aberta. 

Normalmente, o recurso é usado para exibir uma promoção, sendo uma espécie de painel de led outdoor virtual, que aparece logo que um visitante acessa o seu site.

Diante disso, os pop ups consistem em iscas virtuais, oferecendo cupons de desconto, vídeo aulas, acesso a ofertas exclusivas, entre outras possibilidades para os visitantes, tendo como principal objetivo gerar a conversão de leads.

Contudo, é preciso ter cuidado para não usar pop ups em excesso, já que eles podem comprometer a experiência de navegação do usuário.

4 – Promova webinars

Os webinars são palestras e seminários online, exibidos em canais de streaming da internet, ou em redes sociais. 

O intuito desses vídeos é promover o engajamento do público-alvo, a partir da oferta de conteúdo relevante em formato audiovisual.

Para participar do seminário, normalmente o visitante precisa preencher um cadastro. Por isso, é uma excelente maneira de captar leads e criar uma rede qualificada de contatos.

Atualmente, há diversos tipos de ferramentas para a transmissão de webinars. Uma dica é considerar a realização de seminários seriados, que podem ser acompanhados periodicamente pelos usuários e compartilhados de modo mais simples em redes sociais.

5 – Use CTAs

Os CTA (Call to Action), ou chamadas para ação, consistem em botões de chamamentos, textos ou hiperlinks que direcionam os visitantes do seu site a alguma ação, como o download de um e-book, inscrição em formulários ou aquisição de um cupom de desconto.

Por exemplo, é possível disponibilizar rótulos personalizados com temática geek por um preço mais acessível, requisitando em troca um contato do usuário.

Vale dizer que cada conteúdo criado e disponibilizado pela sua página precisa ser feito dentro de um planejamento estratégico, para assim atrair potenciais consumidores e aumentar as chances de vendas.

Nesse sentido, os CTAs são fundamentais para transformar um visitante em lead, mas deve ser produzido conforme o conteúdo do seu site.

Por isso, se a intenção é dar desconto em rótulos adesivos personalizados, deixe isso bem claro no seu chamamento.

6 – Construa landing pages

As landing pages, também chamadas de páginas de destino, têm como principal objetivo conversão de visitantes. Por esse motivo, são ferramentas altamente indicadas para conquistar mais leads.

Com poucos elementos e com apenas um CTA principal, as landing pages não contam com muitos recursos visuais, justamente para evitar distrações nos visitantes.

Assim, se o intuito é oferecer um cupom de desconto em uma sacola TNT personalizada com temática geek, é preciso pontuar isso de maneira bem objetiva e direta, para que o potencial cliente ofereça um contato em troca da oferta.

Dentro do marketing digital, as landing pages também são usada para oferecer formulários em troca de conteúdos de valor, os chamados materiais ricos (e-books, infográficos, planilhas, entre outros).

7 – Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visam melhorar a classificação do seu site dentro das páginas de pesquisa, especialmente o Google. 

Dessa forma, o seu conteúdo irá aparecer entre os primeiros resultados, quando um usuário procurar por um determinado assunto.

Apesar de ser uma técnica voltada para aumentar o tráfego orgânico, o SEO pode ser muito eficiente na conversão de leads, pois quanto mais pessoas conhecem a sua página, maiores são as chances de transformar os visitantes em potenciais clientes.

Uma das principais estratégias do SEO é o emprego de palavras-chave. Assim, ao aplicar o termo “adesivo para vitrine” nos blog posts do seu site, é possível melhorar o rankeamento. 

Em conjunto, também é preciso investir na criação de conteúdos informativos e promover uma ótima experiência ao usuário.

Importante ressaltar que o SEO também leva em consideração a boa navegabilidade em dispositivos móveis (smartphones, tablets e celulares). 

Afinal de contas, cada vez mais essas tecnologias são usadas para a realização de buscas na web.

Conclusão

O mercado geek é um dos mais promissores do mundo, apresentando um amplo crescimento em bens culturais e produtos. Estima-se que o setor movimenta mais de R$ 138 bilhões todos os anos – e isso só no Brasil.

Por conta disso, não é à toa que muitos empreendedores buscam investir em sites voltados para a cultura nerd, seja para o comércio de produtos, ou até mesmo para o compartilhamento de conteúdos interessantes sobre esse mercado.

No entanto, a imensa popularidade também reflete em muita competição, com o boom de inúmeros sites, páginas web e outras plataformas voltadas ao universo geek.

Por esse motivo, é importante investir em estratégias que aumentem o tráfego orgânico da sua página e, ao mesmo tempo, contribua para a transformação de usuários em leads (potenciais clientes), aumentando as chances de venda.

O texto de hoje trouxe algumas dicas de como planejar estratégias de marketing digital para a conversão e, desse modo, alcançar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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