Saiba como fazer uma festa em casa com uma temática geek

festa

Organizar uma festa com a sua cara pode ser um trabalho muito divertido, principalmente quando o evento é no conforto do seu lar, mas mesmo assim requer planejamento e atenção. 

Isso porque é preciso pensar em diversos detalhes, desde a escolha de convidados até a arrumação da casa para a festa. Além disso, é necessário lembrar também das etiquetas para confecção das lembrancinhas de encerramento.

Festas de aniversário são uma excelente maneira de reunir amigos e família em prol de uma comemoração, mas além delas, outras datas comemorativas também entram no calendário.

Por isso, muitas pessoas se empenham bastante em realizar festas e celebrações anuais como ocasiões especiais, mesmo que sejam celebradas em casa e não em um buffet ou salão de festas especializado.

Hoje em dia, por conta da pandemia do COVID-19, a realização de eventos mudou bastante. Inclusive, por conta do distanciamento social, criar grandes festas com muitos convidados se tornou algo do passado.

Calma, ainda é possível celebrar com a família e os amigos, mas tudo deve ser feito com muito cuidado, respeitando todos os protocolos de segurança. Por exemplo, você pode contratar o aluguel de cabine de fotos, mas deve haver um limite de pessoas no espaço.

Além do limite de público, outros pontos devem fazer parte da organização de uma festa durante a pandemia do COVID-19, exemplos são: 

  • Utilização de álcool em gel;
  • Espaço seguro para distanciamento;
  • Utilização de máscara durante o evento;
  • Redução do tempo de festa.

Assim, é possível curtir uma festa agradável e celebrar com as pessoas queridas, sem se colocar em risco ou colocar qualquer outro convidado em risco.

Detalhes para montar uma festa de sucesso

Alguns elementos são essenciais para criar uma festa memorável. Por exemplo, o aluguel de tendas para festas pode ser algo a se pensar se você tiver uma boa área externa, aproveitando melhor o espaço de sua casa.

Festas em casa contam com um diferencial que pode ter muito mais a sua cara do que uma celebração em buffet, onde toda a decoração, cardápio e atividades são padronizados.

Pense nos convidados

Parte importante do planejamento de qualquer festa é a escolha de convidados. Claro que o pensamento inicial quando fazemos um evento é chamar todas as pessoas que gostamos, mas é preciso levar em conta uma série de fatores.

Primeiramente, você precisa identificar o tamanho de sua casa e quantas pessoas ela comporta. Todos os convidados devem ficar confortáveis, bem como devem ter espaço para se locomoverem e descansarem.

Além disso, por conta do coronavírus, é preciso pensar em um espaçamento maior entre cada convidado, para que as regras de distanciamento social sejam respeitadas. 

O número de pessoas que você vai chamar também ajuda no momento da contratação de serviços, por exemplo, das empresas de alimentação, pois para que o orçamento seja correto, você precisa de uma estimativa de convidados.

Aposte na confirmação de presença

Quando você organiza uma festa, é preciso calcular a quantidade de bebida e comida, baseado na quantidade de convidados que estarão presentes. Pensando nisso, peça para que seus convidados confirmem presença.

Esse tipo de contato é fundamental para evitar faltas ou desperdício. Uma festa para poucas pessoas, onde os convidados levam diversos acompanhantes sem avisar, pode deixar os organizadores sem ter o que oferecer.

Ainda pensando no último exemplo, de pessoas extras aparecerem, é bom contar com uma sinalização de segurança em casa, assim quem não conhece o ambiente não fica perdido.

Tenha um orçamento bem planejado

Celebrar é um momento muito agradável para você e todas as pessoas que você considera, mas a organização de um evento deve ser feita com responsabilidade e cuidado.

Estabelecer um orçamento para a festa permite que você consiga definir elementos como o cardápio e a decoração sem extrapolar limites, bem como que você consiga identificar quais elementos da festa estão mais de acordo com o dinheiro que você separou.

Um bom planejamento leva em conta quanto você pretende utilizar para não se prejudicar financeiramente ao criar uma festa, permitindo que você consiga aproveitar o evento sem peso na consciência.

Por exemplo, depois de comprar os itens essenciais, se sobrar um orçamento extra, você pode apostar na compra de painéis acústicos, assim a música dentro da sua casa ficará melhor. 

Defina o estilo da festa

Neste momento, você dará vida a sua festa! Escolher o estilo, significa escolher uma série de elementos fundamentais para entender o conceito da celebração que você pretende criar.

Pense em como você quer comemorar a data, pode ser com uma festa noturna, com drinks e quitutes, ou talvez um almoço em família e amigos. O horário e a alimentação da festa definem parte do estilo que está sendo apresentado.

Inclusive, neste momento de pandemia, independentemente do tema escolhido, é necessário contar com a distribuição de mascaras de tecido para proteger seus convidados.

Além disso, escolher um tema pode deixar a festa muito mais divertida, planejando que elementos tenham mais a ver com seu estilo e gosto, por exemplo, a temática geek.

Planejando os detalhes de uma festa geek

Para organizar uma festa geek, o primeiro elemento que precisamos definir é o termo “geek” em si, que tem se popularizado cada vez mais, ganhando espaço em todos os nichos, principalmente, por conta da popularidade de elementos desta cultura.

O geek é também conhecido como “nerd”, mas ele extrapola o estereótipo do nerd clássico que estamos acostumados a ver na mídia, englobando fãs de cultura pop e elementos como:

  • Videogames;
  • Quadrinhos;
  • Filmes;
  • Ficção Científica.

Em geral, pessoas geek gostam de diversos elementos da cultura pop, permitindo um leque maior de possibilidades para organizar uma festa temática.

Alguns detalhes podem tornar sua festa especial, por exemplo, a locação de máquina de café e chocolate com adesivação geek ou outros elementos ligados ao tema do evento. Você pode apostar também em copos e xícaras personalizadas

Para criar uma decoração bonita e condizente com o tema, é bom escolher uma das temáticas que você gosta, como um filme ou livro favorito, e seguir nesta linha para decoração.

1.    Bolo decorado com a temática

Existem diversas empresas de bolos decorados que fazem esculturas temáticas, dando um toque especial à sua mesa principal.

Um bolo com o mesmo estilo da decoração é fundamental para a decoração, portanto quando for pedir se lembre de especificar as cores e elementos que deseja para a criação.

A altura do bolo, a não ser em casos especiais, não é tão necessária. Opte por uma decoração mais forte do bolo do que em camadas e altura, principalmente, para conseguir um resultado mais adequado ao tema geek da festa. 

2.    Convites decorados e personalizados

Um convite de festa é o elemento que abre a celebração. Ele que dita como será o tom do evento, identificando o que os convidados podem esperar no dia da festa.

Temáticas geek permitem explorar uma série de elementos no convite, dando uma cara muito mais personalizada para ele, seja um convite impresso ou digital.

O mais importante em uma festa geek é o tema, então busque identificar elementos-chave, visando itens que estão inspirando a decoração da festa para criar um conceito único, permitindo que as pessoas aproveitem essa interação direta com a cultura pop.

Vale lembrar que os convites devem chegar até 30 dias antes da festa, para que os convidados tenham tempo de se organizar para irem ao evento, bem como para confirmarem a presença.

3.    Lembrancinhas divertidas e diferentes

Outro elemento divertido e que pode ser bastante explorado no conceito da festa geek são as lembrancinhas. Se os seus convidados também curtirem a temática da festa, vão adorar receber um mimo pela presença, como um chaveiro ou caneta temática.

Algumas lembrancinhas podem fazer referência ao universo de fantasia que você está explorando na festa, outras podem ser mais genéricas do mundo geek, como mini-controles de videogame ou chaveirinhos de disquete.

O importante é que a lembrancinha seja pensada com carinho, mantendo o padrão temático apresentado.

4.    Decoração

Elementos da cultura geek costumam se destacar por seu universo próprio de cores e sons. Então, apostar em adesivos de parede ou outros elementos decorativos pode ser ótimo.

Se você optar por um tema do qual já possui objetos de coleção, colocá-los em exposição é um excelente meio de criar uma decoração única e ainda economizar, uma vez que você não precisará gastar com as peças.

Muito do universo geek é composto de peças colecionáveis. Pensando nisso, muitas vezes a festa pode ser o momento perfeito para comprar algumas peças que você sempre quis. Aproveite o momento, desde que os itens estejam em seu orçamento.

Considerações finais

O importante ao criar uma festa é que você aproveite junto às pessoas queridas, sem perder a chance de celebrar uma ocasião especial.

Se tudo for feito com a segurança, bem como seguindo os protocolos corretos por conta da pandemia do COVID-19 que vivemos, poderá ser um momento único, que sempre será lembrado com carinho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.