Saiba como integrar uma decoração geek ao minimalismo

Duas tendências contemporâneas, principalmente se tratando de arquitetura e decoração, são o minimalismo e a decoração geek.  

Não importa a idade ou a geração, mais do que nunca o universo nerd tem caído no gosto popular, principalmente com toda a criatividade envolvida quando o assunto é decoração. Filmes, séries, histórias em quadrinhos, livros, tecnologia e jogos, são muitas opções.

Trazer elementos divertidos, engraçados ou que remetem a figuras fictícias inspiradoras pode ser uma ótima opção, ainda que você não seja um nerd. 

Caminhando lado a lado, o minimalismo também vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço e adeptos. Seja nos projetos residenciais arquitetura, ou no estilo de vida. 

Suas características visuais e sensoriais são bem-vindas como resposta a um mundo cada vez mais atribulado e consumista — como a sensação de amplitude causada pela forte presença de tons mais neutros, traços simples, uso de poucos elementos, valorização do espaço e da luz natural.

O objetivo de decorar um ambiente é torná-lo agradável para aqueles que o utilizam, e a melhor forma de fazer isso é dando seu toque pessoal. 

Ao modificar um cômodo, leve em conta suas características originais e o que já está no local. Tendo esse olhar, você pode ter muito menos trabalho e mais economia. 

Pode até mesmo descobrir que aquele antigo lustre sala de estar pode ser seu maior aliado para dar o “tchan” que faltava na decoração da sua sala de estar. Continue lendo para ter muitas ideias.

Elementos da cultura geek x minimalista

Decorar um ambiente não é uma tarefa simples. Para obter o resultado desejado, é necessário dedicação, criatividade, bom gosto e (pelo menos o mínimo de) conhecimento técnico. 

Pode parecer ainda mais desafiador se sua intenção é unir essas duas tendências tão diferentes, mas o resultado costuma ser surpreendente. E pode ser mais fácil (e fazer mais sentido) do que você pensa. 

Enquanto a decoração geek tradicional é marcada por excessos, a minimalista tende a ser muito sóbria, ou até mesmo fria. Essa união vem justamente para criar um meio termo. 

Para começar, é importante conhecer as características e elementos de cada estilo. Criar essa concepção geral é uma boa forma de visualizar ambos separadamente e, então, conectar essas duas tendências, que podem ser até mesmo um tanto quanto paradoxais. 

O estilo “nerd”

A moda geek, de forma geral, se destaca por:

  • Uso de elementos temáticos de jogos, livros, séries e filmes;
  • Muitas cores fortes e vibrantes;
  • Enfoque divertido e descontraído;
  • Uso de muitos objetos; 
  • Artigos decorativos muito ricos em detalhes.

O minimalismo

Já o estilo minimalista preza por:

  • Tons claros e neutros;
  • Traços leves e simples;
  • Uso de poucos elementos (móveis e itens decorativos);
  • Enfoque mais sério e sóbrio.

Minimalismo Geek

Unificar dois estilos é criar um cenário coerente e agradável, de maneira que gere satisfação e bem-estar. 

Se você já iniciou sua obra de restauração daquele cômodo que estava abandonado em sua casa, já contratou o melhor empreiteiro para a raspagem de piso de madeira SP, e está disposto a fazer algo único, pode descobrir aqui que uma decoração geek minimalista pode ser perfeita.

A questão central da arte da decoração (e obviamente isso se aplica aqui), não é necessariamente ‘o que’ se usa, e sim ‘como’. Isso significa que os mesmos elementos podem transitar entre um estilo e outro, desde que bem selecionados e prezando pela harmonia.

Por exemplo, uma mesma mesa de inox, pode ser utilizada como elemento decorativo tanto para montar um ambiente exclusivamente geek quanto minimalista.

Com essa percepção fica muito mais fácil transitar entre estilos diferentes e principalmente, fazer com que eles “conversem” entre si. Na prática, isso não é tão difícil como parece, e os resultados costumam ser surpreendentes. 

Uma característica marcante da decoração geek é exaltar os gostos e preferências pessoais, o que não é tão comum no minimalismo, que tende a priorizar por certa padronização. 

O resultado da junção dessas duas tendências é um ambiente personalizado e exclusivo, envolvendo muito a personalidade de seu habitante. Então, considere as próximas ideias antes de começar a pintura de piso epóxi ou qualquer outra reforma.

O casamento perfeito

Agora que você já entendeu do que se trata esses segmentos estilísticos na decoração, fica mais simples entender como fazer um casamento harmonioso entre esses dois conceitos.

O minimalismo vem como uma solução para os adultos apaixonados pela moda geek, pois podem usar sua temática favorita na decoração sem parecer infantil ou exagerado (tipo transformar o quarto em algo que pareça uma loja de gibis).

A decoração geek carrega um tom afetivo muito grande, afinal cada item remete à uma lembrança, seja do seu herói ou jogo favorito. São memórias intimamente ligadas à infância ou a outras experiências de entretenimento. 

Ou seja, basicamente complementa o minimalismo, não só por trazer o diferencial da sua personalidade, mas também pela descontração, tornando o local mais aconchegante e familiar.

Para a união desses dois estilos, de forma sofisticada, natural e harmoniosa, você deve considerar alguns pontos-chave: 

  1. Aplique o geek nos detalhes

A dica mais básica e que é a chave da relação: use o estilo minimalista como seu “plano de fundo” e aplique o geek em detalhes desse cenário. Não tem erro.

A indústria da decoração acompanha seu público, e o investimento em novos itens e produtos, cada vez mais inusitados, diferenciados e personalizados, tem sido um grande sucesso.

É possível encontrar todos os tipos de artigos com uma personalização geek, desde os filmes mais antigos, passando pelas princesas e outros personagens, até chegar nas séries mais populares. Tem para todos os gostos.

Considere itens como:

  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Copos e canecas;
  • Papéis ou adesivos de parede;
  • Nichos e prateleiras;
  • Luminárias;
  • Cortinas;
  • Miniaturas;
  • Quadros;
  • Utensílios e móveis personalizados.

A variedade disponível é gigantesca! E outra opção é levar peças comuns para serem personalizadas em empresas especializadas, como uma gráfica. 

  1. Considerando a paleta de cores

O minimalismo preza por tons claros, sendo comuns as paredes brancas e o uso de materiais neutros como revestimento. 

A ideia é inserir as cores relacionadas à temática geek da sua preferência, em pontos específicos como em uma parede do cômodo, ou em determinado objeto decorativo, como quadros com recortes de quadrinhos. Pense nos pequenos detalhes!

O uso de cimento queimado colorido pode ser uma boa pedida. Esse material é muito popular entre os minimalistas.

As cores claras e sóbrias do minimalismo permitem a combinação com qualquer tom. Busque a sinergia entre as cores, sem se esquecer que deve restringir sua paleta a poucas cores. 

Foque em uma cor mais forte que represente a temática geek do seu gosto. As demais variações devem ser neutras.

  1. Crie um padrão

Minimalismo se refere ao mínimo, ou seja, são usados poucos móveis e poucos artigos decorativos. Também sempre seguem um padrão, pois é característico desse estilo não misturar coisas. 

A ideia aqui é inserir sim seus artigos nerds na decoração, mas partindo desse princípio de padronização. 

Por exemplo, você pode ter aquela estante de miniaturas dos seus sonhos com os personagens ou uma coleção de um objeto temático, como squeezes personalizados com os heróis conhecidos.

Basta criar uma estética alinhada considerando as cores, formas, tamanhos e temas. 

Fique atento a quantidade de itens também, não exagere. 

  1. Aposte nos papéis de parede 

Os papéis de parede vêm ganhando cada vez mais adeptos, graças à praticidade de sua aplicação e a diversidade de modelos, que podem até mesmo simular outros tipos de revestimentos, como madeira.

Além disso, você pode investir em opções ainda mais diferenciadas e artesanais, como  desenhar diretamente na parede. Se não tiver dons artísticos, não tem problema! Contrate um artista para isso. 

Além de valorizar o trabalho dessa pessoa, pode ser a sua garantia de uma decoração única, digna de obra de arte. Técnicas contemporâneas como o grafite, podem te surpreender.

Outra dica criativa é usar tecido para decoração de eventos infantis (e existem centenas de opções de temas para festas) para aplicar como papel de parede em apenas uma parede do quarto. 

Conclusão

Estilo geek e minimalismo combinam. Basta priorizar a harmonia para não cometer excessos e você terá uma decoração incrível e com a sua cara. 

Foi-se o tempo que brinquedos, desenhos e jogos eram coisa só de criança. 

A função de sua casa é ser o seu lar, então considere seu bem-estar. O uso de itens descontraídos e divertidos podem influenciar muito no seu humor diário.

Estilo é algo muito pessoal, e a decoração deve atender as particularidades de quem vive no local. Agora que você viu como pode usar mais de uma tendência para chegar no que lhe é próprio, ouse e faça descobertas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.