Saiba estabelecer uma identidade visual temática ao seu site

identidade visual

A identidade visual consiste em uma construção de vários elementos gráficos, com o objetivo de comunicar ao público o posicionamento de uma marca, bem como os valores e missões da empresa. 

Alguns dos principais elementos são o nome, o logotipo, o padrão de cores, o design de embalagens, entre outros.

No caso de um site, a identidade visual é construída com base em um conjunto de recursos gráficos, previamente estabelecidos, que dialogam diretamente com a marca, para reconhecer o valor da empresa. 

Assim, quanto mais os elementos aparecem ao público, maior será a sensação de proximidade da audiência em relação aos produtos ou serviços.

Por exemplo, quando a identidade visual é bem empregada em etiquetas adesivas personalizadas de uma empresa, a pessoa que se deparar com esses elementos logo irá se lembrar da marca. 

Desse modo, a organização é lembrada pelo público, gerando um relacionamento mais próximo do empreendimento com os clientes.

De acordo com uma pesquisa na área de marketing, cerca de 89% das empresas participantes do estudo, incluindo companhias do segmento de construção, eletrônicos, moda e artigos esportivos, apresentaram aumento na lucratividade após terem apostado em design e identidade visual.

Afinal de contas, com o tempo, os elementos gráficos acabam ganhando um espaço no cérebro dos consumidores, transformando o processo de escolha em algo praticamente automático, sendo favorável à marca.

Por esse motivo, não é incomum a procura por uma empresa de outdoor para promover a marca com recursos gráficos e, com isso, gerar valor para às pessoas. 

Ou seja, de forma subjetiva, a identidade visual gera forte sentimento de identificação, confiança e pertencimento em relação às marcas.

No caso dos sites, ela é capaz de melhorar o engajamento dos usuários, colaborando para a geração de leads (potenciais clientes) e, consequentemente, crescimento das vendas.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba estabelecer uma identidade visual temática no seu site!

Identidade visual, marca e branding: o que é isso?

Para construir uma identidade visual de sucesso, é indispensável tomar alguns cuidados, indo além da escolha de letras, cores e formas. 

Afinal de contas, é preciso imprimir nos elementos gráficos os diferenciais da empresa e ter uma identidade alinhada à ideia de segmentação do público e nicho de atuação.

Por esse motivo, o primeiro passo é construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os meios onde a identidade visual está inserida. Até porque, a identidade visual é o pilar de sustentação de toda estratégia de comunicação e marketing.

Mas,  para isso, é necessário conhecer o que é identidade visual, branding e marca. Confira abaixo a explicação:

Identidade visual

É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto ou serviço. 

Em geral, conta com as cores, as fontes da marca, os conteúdos de comunicação, os ícones, mascote e logo. 

A partir de todos esses elementos, uma empresa de comunicação visual pode compor um site, um outdoor, uma embalagem, etc.

Marca

A marca, ou brand, em inglês, é reconhecida pelo logotipo. Desse modo, podemos definir com a representação visual de quem é a organização, como ela deseja se posicionar no mercado e quais os valores.

Por exemplo, é comum que tags personalizadas para roupas venham com o logo (ou marca) impresso, para que o cliente possa reconhecer quem foram os responsáveis por fabricar ou comercializar aquele artigo.

Em um conceito mais amplo, podemos definir a marca como tudo aquilo que representa a empresa, incluindo o nome, o produto, a missão, os valores, a cultura organizacional, o relacionamento com o cliente e a própria identidade visual.

Branding

Já o branding é o conjunto de estratégias e elementos de gestão voltados para consolidar o crescimento da marca no mercado. 

Ou seja, é a parte do planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, como ela se posiciona, como vê o mundo e interage com os clientes.

Por esse motivo, o branding vai muito além da identidade visual, contando com os seguintes aspectos:

  • A postura da empresa perante os clientes;
  • A personalidade da organização;
  • A forma como a marca quer ser vista;
  • A essência da marca.

Com um branding bem definido, é possível despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público-alvo. 

Assim, o seu empreendimento será bem visto pelos clientes e a sua marca passa a ser lembrada pelas pessoas.

Como criar uma identidade visual para o seu site?

A identidade visual está diretamente ligada aos valores e a razão de existir da empresa. Por isso, o primeiro passo é definir o branding, para então criar a marca e posteriormente todos os outros elementos gráficos de comunicação.

Seja para um site ou para colocar o logo na fachada para loja, é preciso que a identidade visual esteja alinhada com a cultura organizacional do empreendimento e que se conecte com o público. Além disso, ela também precisa resistir ao tempo e se perpetuar na memória.

Diante disso, antes de chamar os designers para construir todo o aspecto gráfico, estabeleça os seguintes pontos: a missão, visão e valores da empresa; os aspectos culturais da organização; a definição do público-alvo e quais serão os elementos visuais atemporais da marca.

Assim, esses aspectos irão ditar desde a construção de um conteúdo em um blog, até a confecção de uniformes para os colaboradores. Isto é, a padronização do seu negócio, o que melhora a identificação e o relacionamento do público com a empresa.

Feito isso, acompanhe o passo a passo para criar uma identidade visual para o seu site.

1 – Comece com o logo

O logo é a peça central da identidade visual da marca, visto que será o elemento ao qual as pessoas mais estarão expostas. Por esse motivo, ele precisa estar em concordância com o branding, além de trazer apelos emocionais e culturais.

Se a sua empresa já tem um logo, basta adicioná-lo ao seu site. Mas para quem está começando um empreendimento digital agora, é necessário produzir o logo, antes mesmo de construir a página web.

Lembre-se que o logo acompanhará todo o conteúdo, bem como as mídias offline, sendo impresso em sacolas de papel para o envio dos produtos, entre outros materiais.

Para um logo eficiente, é preciso elaborar um design:

  • Simples e de fácil reconhecimento;
  • Fácil aplicação em todas as mídias;
  • Agradável e chamativo para o público;
  • Equilibrado entre cores;
  • Apropriado para o público.

As tonalidades do logo são muito importantes, pois elas irão definir o padrão de cores da empresa. 

O ideal é optar por tons correspondentes e que tenham relação entre si, levando em conta a psicologia das cores.

2 – Defina a tipografia

A tipografia do seu site corresponde a aplicação de caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. 

Visto que as páginas web trabalham constantemente com a produção de conteúdo, o consumo online de tipografia é extremamente importante, pois ele também fará com que o público identifique a marca.

Além do mais, escolher a fonte errada pode mudar totalmente a forma como a empresa é vista. Por isso, vale a pena pensar na legibilidade, no contraste entre as letras, o espaçamento e as cores.

Em alguns casos, a tipografia é usada até para impressão em etiqueta térmica, como forma de manter uma identidade visual completa e melhorar o reconhecimento da empresa pelo público.

3 – Escolha um layout agradável

O layout do site é outro elemento fundamental para a construção de uma comunicação online. É necessário buscar por uma arquitetura intuitiva, que promova uma boa experiência ao usuário, para que ele possa encontrar com facilidade aquilo que procura.

Hoje em dia, também é preciso pensar em um layout com boa navegabilidade em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones), uma vez que grande parte da audiência utiliza somente esses meios para pesquisar por produtos ou serviços.

É importante considerar o perfil do público também no layout. Afinal de contas, se os seus clientes são majoritariamente jovens, é legal investir em uma estrutura mais ousada e moderna. No entanto, escritórios de advocacia, por exemplo, exigem um layout mais sóbrio.

Ademais, o seu site precisa respeitar a paleta de cores previamente estabelecida, a tipografia e conter o logo da empresa. 

Na produção de conteúdo, lembre-se de também adequar a linguagem, pois o modo como se comunica com o público também reflete no engajamento e no reconhecimento da marca.

Conclusão

A identidade visual é uma das coisas mais importantes para o sucesso da empresa. 

Em um mundo altamente imagético como o nosso, é preciso concentrar esforços para a construção de uma marca de fácil reconhecimento pelo público, mas que também explore sensações, sentimentos, para que a audiência possa se lembrar da sua organização facilmente.

Vale dizer que, além dos sites, a identidade visual também está presente em todas as outras mídias, incluindo as offlines. Por isso, o ideal é fazer um branding completo, para orientar as estratégias de comunicação visual e, com isso, alcançar o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta