Saiba personalizar a sua loja com elementos geek

loja

Uma loja do segmento geek precisa ser bem organizada, sem falar que a sua decoração é um fator determinante para atrair clientes e aumentar as vendas. Esse tipo de estabelecimento é bastante promissor, uma vez que agrada pessoas de todas as idades.

Inclusive, todo fã desse universo tem seu personagem preferido, mas qualquer pessoa que entra nesse tipo de loja se encanta com os produtos disponíveis.

Também é um dos mercados que mais cresce, pois os adeptos desse estilo chegam a gastar altas quantias para comprar itens geek de seus filmes, séries e personagens preferidos.

Para se ter uma ideia, os nerds, como são conhecidos os fãs desse universo, chegam a gastar 40% a mais do que os consumidores comuns, segundo uma pesquisa da GenComm. O público é composto em sua maioria por homens entre 20 e 30 anos.

Independentemente do produto que vão adquirir, essas pessoas não pensam tanto no preço, mas sim, na exclusividade e na qualidade do que estão comprando.

É exatamente por isso que precisamos pensar em um espaço bonito e agradável, que estimule os fãs do movimento geek a entrar na sua loja e comprar mais dela. E neste texto, vamos dar uma série de dicas sobre isso. Confira.

Importância da decoração de lojas geek

A decoração diz respeito à personalização e ao ambiente que você vai criar dentro da sua loja. É exatamente por isso que algumas lojas investem pesado no conforto interno, para que os clientes permaneçam mais tempo dentro delas.

Isso fará com que eles comprem mais e aproveitem tudo o que a loja tem a oferecer. Se você está construindo a sua marca do zero, saiba que precisa contar com bons serviços de engenharia civil.

Por outro lado, quem já tem seu espaço precisa pensar, em primeiro lugar, em seu segmento, para que a decoração tenha a ver com ele.

O processo de organização leva em conta o uso dos elementos nerds que vão caracterizar o estabelecimento e fazer com que ele seja facilmente identificado pelo público. Mas para isso, precisamos contar com, itens como:

  • Séries do momento;
  • Personagens dos quadrinhos;
  • Jogos;
  • Filmes clássicos.

Usando esses recursos, fica mais fácil implantar o tema do espaço, fazendo com que os visitantes se sintam bem e estejam submersos nesse universo enquanto estiverem dentro da loja.

Você pode contratar até mesmo uma empresa de pintura para organizar ainda melhor o espaço e oferecer o melhor ao público. Portanto, começamos a entender a importância de uma decoração bem planejada.

Além disso, ela pode fazer da sua loja uma referência dentro deste mercado, atraindo mais clientes. É por isso que precisamos saber como montá-la, principalmente para garantir o sucesso do negócio.

Dicas para decoração geek em sua loja

O universo geek é composto por elementos marcantes que são usados na decoração da loja, de modo a causar uma impressão agradável e atraente para o público.

Independentemente do que você tenha em mente, é necessário considerar as particularidades do espaço, valorizando o mundo dos nerds em cada ponto. E para fazer uma boa decoração, é preciso:

1 – Fazer orçamentos

Fazer orçamento é importante desde as etiquetas para confecção até os móveis da sua loja. Às vezes, gostamos muito das primeiras opções que encontramos, mas é necessário pesquisar.

Isso porque podemos encontrar itens ainda mais interessantes ou preços mais compensadores. Ou seja, precisamos selecionar vários fornecedores para conquistarmos o melhor custo-benefício.

2 – Estar por dentro das tendências

Os fãs do universo geek estão sempre por dentro das novidades, como lançamentos de filmes, séries e games. Conhecer as preferências deles no momento, te ajuda a escolher os melhores itens para decorar a sua loja.

Seja na hora de escolher os móveis ou outros itens que vão compor o décor, o ideal é que eles façam referência ao que está em alta.

3 – Prateleiras personalizadas

Dentro de uma loja geek, nada precisa ser neutro ou simples, o que garante que ela seja personalizada de maneira interessante.

As prateleiras, por exemplo, podem ter formato de logo de séries e brasão de personagens, principalmente para acomodar os produtos que serão vendidos.

Agora, se você já possui prateleiras, pode usar placas personalizadas ou adesivos para ornamentá-las e deixar o espaço com um aspecto mais nerd.

4 – Sacolas personalizadas e brindes

Pequenos detalhes fazem toda a diferença, principalmente quando nos referimos ao universo geek. As sacolas do estabelecimento dizem muito sobre ele e podem até mesmo ajudar a divulgá-lo.

Além disso, qualquer cliente, seja ele um nerd ou não, gosta de sacolas bonitas e personalizadas. Além delas, é interessante oferecer um brinde para o cliente, pois se trata de uma lembrança da loja e uma maneira de agradecer.

Todo consumidor se sente lisonjeado e pode ter certeza de que ele vai voltar para comprar mais vezes e ainda falar bem para outras pessoas.

5 – Planejar reformas e obras

Mesmo que você decida dar aos seus clientes os melhores brindes, como camisetas promocionais, de nada vai adiantar se o seu espaço não estiver devidamente em ordem e com boa estrutura.

Toda melhoria é bem-vinda, sendo que com uma reforma, você pode garantir espaços melhores, como um local com vídeo game para testar jogos, uma cafeteria para que os clientes possam ler suas HQ’s e conversar, entre outras possibilidades.

Você pode, ainda, criar um espaço exclusivo para realizar eventos, como animes, concursos de cosplays, etc.

Só que para ter tudo isso, talvez seja necessário fazer uma obra. Mas antes de colocar a mão na massa, planeje-a com cuidado.

6 – Usar quadros e pôsteres

Tudo o que puder caracterizar o espaço é bem-vindo, como no caso de mouse personalizado. Existem muitos itens que embelezam o estabelecimento, de maneira simples, mas notada por todos os clientes.

Exemplos disso são os pôsteres e quadros com os personagens preferidos desse universo, que chamam a atenção de todos.

Você pode encomendar imagens com o logo da loja ou ainda aquelas que se refiram ao que é vendido, o que ajuda a aumentar as vendas ainda mais.

7 – Papel de parede

Já que estamos falando sobre decoração de parede, que tal usar um tipo que vem conquistando muitas pessoas por conta de sua facilidade de aplicação e troca?

O papel de parede é uma excelente opção para decorar lojas geek, porque pode ser diferenciado e ter características bem nerds.

Além disso, se você optar por um papel de parede que faça referência a um personagem que esteja em alta no momento, e futuramente se ele não estiver mais, é muito fácil trocar.

Agora, se você não quer trocá-lo com frequência, aposte em uma opção mais atemporal. Aproveite para fazer isso ao comprar etiquetas personalizadas para os brindes de seus clientes.       

8 – Invista em cores

Tudo o que envolve o universo geek, como desenhos, filmes ou jogos tem muita cor e chama a atenção com os tons vibrantes.

Quando estiver pensando sobre a decoração da sua loja, é fundamental pensar neste aspecto. Só assim, você vai fazer com que todo o espaço desperte a curiosidade e chame a atenção das pessoas.

O ambiente pode ficar ainda mais colorido com puffs, tapetes, almofadas e outros itens em tons fortes e vibrantes como vermelho, azul, preto e amarelo.

9 – Cuide da fachada da loja

O espaço interior é importante para estimular o cliente a comprar os produtos personalizados do mundo geek que você vende, como balde de pipoca, mas é o exterior que vai atrair o público.

O ideal é que a loja use um tom diferente, como preto, por exemplo, que é a cara de lojas desse tipo. Não se esqueça de um banner de fachada bem criativo e que chame a atenção de longe.

Se a sua loja for dentro do shopping, pode usar totem próximo a porta com imagens de filmes, jogos, séries, etc. Enfim, faça com que seu estabelecimento seja atraente à primeira vista.

Conclusão

A decoração de um negócio é importante para proporcionar um clima agradável aos clientes e estimular a compra, o que garante o sucesso da empresa.

Para as lojas geek, decorar é muito mais fácil, pois muitos elementos são voltados exatamente para a decoração.

Para se ter uma ideia, os próprios produtos disponíveis para venda ajudam a decorar o estabelecimento. É exatamente por isso que esses locais são tão interessantes e atraem as pessoas.

Mesmo quem não é fã, acaba se encantando com a beleza e as características de alguns itens. Mas essas peças serão compradas, portanto, é fundamental investir em uma boa decoração.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que a sua loja ficará perfeita para os fãs desse universo tão rico e tão promissor para quem quer investir nele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso no site.